As Unidade de Estado Sólido, mais conhecidas como SSDs – do inglês Solid-State Drive – são dispositivos sem partes móveis utilizados para armazenar dados não voláteis. São mais portáteis e silenciosos que as Unidades de Disco Rígido, também conhecido como HDDs – do inglês Hard Disk Drive – e famosos por aumentarem a velocidade dos computadores.
Mas, afinal… Como um SSD aumenta a velocidade do seu computador, quais são suas principais vantagens e quais são suas desvantagens em relação aos HDs?
Hoje, é isso que vamos conferir!
Como eles aumentam a velocidade?
Assim como um SSD, um Disco Rígido também possui a função de armazenamento de dados digitais. Porém, a mecânica entre eles é bem diferente.
Em um HD, o armazenamento é feito de forma “Bruta”, ou seja, os dados são gravados em um disco que se movimenta sem parar através de um braço mecânico (Braço Atuador). O sistema lembra muito uma vitrola. Na ponta desse braço, se encontra uma bobina bem pequena – conhecida como Cabeça de leitura e gravação – que utiliza impulsos magnéticos capazes de fazer as moléculas se movimentarem sobre o disco e, assim, gravar os dados.
Contudo, os SSDs utilizam memória em flash – assim como um pendrive, cartões de memória e a memória RAM – e, portanto, disponham de uma rede de células elétricas que enviam e armazenam os dados digitais em chips. Estes acessam a informação quase que instantaneamente, diferente do HDs que têm que esperar que o braço atuador chegue em determinada parte do disco para carregar o programa.
Exatamente por isso, a velocidade de um HD é medida em RPM (Rotações por minuto), enquanto que um SSD utiliza correntes elétricas e possui sua velocidade medida por MB/s, isto é, Megabytes por segundo.
Além disso, um bom SSD pode apresentar uma velocidade de escrita de, por exemplo, 500 MB/s, o que é 10 vezes a velocidade de um HD comum, no qual a velocidade de escrita gira em torno de 50 MG/s. Já os melhores SSDs podem chegar a apresentar até 5500 MB/s. Por isso, os SSDs são mais rápidos que os HDs e assim aumentam a velocidade do seu computador.
Vantagens de um SSD
Como já vimos, aumentar a velocidade é uma das principais vantagens de se utilizar um SSD, porém suas vantagens não se limitam a isto.
Por não possuir peças móveis e um disco girando, os SSDs são completamente silenciosos e não apresentam o ruído e vibração característico dos discos rígidos. Além de que gastam menos energia, já que não precisam manter um disco rodando para manter o funcionamento e são mais resistentes contra choques-mecânicos, o que é extremamente importante se tratando de notebooks.
Além disso, são menos pesados e portáteis comparados aos HDs e isso permitiu, ao longo dos anos, a criação de computadores ultrafinos, tabletes e celulares que tanto gostamos.
Por fim, outras vantagens incluem: trabalhar em maiores temperaturas, em torno de 70° C, poder de processamento reduzido em 6% e uma taxa de backup de 4 vezes maior em relação aos HDs.
Desvantagens de um SSD
Porém, os SSDs também apresentam algumas desvantagens. Caso contrário, já teriam causado a extinção dos HDs a muito tempo – o que como sabemos, ainda não aconteceu.
Os HDs são mais baratos e permitem que você adquira um dispositivo com mais memória por um preço inferior. Em outras palavras, o custo de memória de um SSD é maior.
Além disso, uma das grandes desvantagens dos SSDs é a perda permanente de informação. Diferente dos HDs, uma vez que são excluídos é impossível recuperar os dados. Isso em termos de segurança de dados, obviamente, pode acabar sendo uma vantagem, porém em eventos no qual não há um backup atualizado, essa característica pode causar uma grande dor de cabeça.
Melhores SSDs em 2021
Por fim, listei abaixo 5 dos melhores modelos no mercado com a ficha técnica de cada um, caso você esteja procurando por um bom SSD:
SSD Samsung 970 Evo Plus
- Capacidade: 250GB/ 500GB/ 1TB/ 2TB
- Velocidade de leitura: 3500 MB/s
- Velocidade de gravação: 3200 MB/s
- Interface: PCIe Gen 3 x4 M.2
SSD Corsair MP 400
- Capacidade: 1TB/ 2TB/ 4TB/ 8TB
- Velocidade de leitura: 3400 MB/s
- Velocidade de gravação: 3000 MB/s
- Interface: PCI-E Gen 3 x4 M.2
- Recomendo para PCs Gamer
SSD Intel Optane 905P
- Capacidade: 5TB
- Velocidade de leitura: 2700 MB/s
- Velocidade de gravação: 2200 MB/s
- Interface: 5in PCI-E x4
SSD SK Hynix Gold P31
- Capacidade: 500GB/ 1TB
- Velocidade de leitura: 3500 MB/s
- Velocidade de gravação: 3200 MB/s
- Interface: PCIe Gen 3 x4 M.2
SSD Team T-Force Delta Max
- Capacidade: 250GB/ 500GB/ 1TB
- Velocidade de leitura: 560 MB/s
- Velocidade de gravação: 510 MB/s
- Interface: SATA III