Categorias
Foto: Flickr/Paul Hudson/Creative Commons

Genes Neandertais e COVID-19: O que a Engenharia Genética Pode Nos Dizer

Fala galera da engenharia, vocês já pararam para pensar na influência da genética na pandemia de COVID-19? Recentemente, um estudo realizado na cidade de Bergamo, Itália, trouxe à tona uma conexão surpreendente: a presença de genes Neandertais pode aumentar o risco de desenvolver formas graves da doença. Vamos entender mais sobre esse assunto e sua relação com a engenharia genética.

covid-19

A Origem do Estudo

O estudo foi conduzido em Bergamo, que se tornou conhecida por ser um dos locais mais atingidos pela pandemia. Assim, os cientistas descobriram que certos genes, herdados de nossos parentes extintos, os Neandertais, podem estar relacionados ao aumento de casos graves de COVID-19 na região.

Foto: Flickr/Paul Hudson/Creative Commons
Foto: Flickr/Paul Hudson/Creative Commons

Engenharia Genética e Identificação de Genes de Risco

A pesquisa foi possível graças aos avanços na engenharia genética, que permite a identificação e o estudo de genes específicos. Dessa forma, o sequenciamento genético foi fundamental para correlacionar a presença de genes Neandertais com o aumento nos casos graves da doença.

Implicações para a Saúde Pública

O entendimento desse mecanismo genético pode auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e na identificação de grupos de risco, um campo que pode se beneficiar muito da engenharia biomédica.

A Engenharia na Luta Contra a Pandemia

As descobertas reforçam a importância da multidisciplinaridade em ciência e tecnologia. Assim, seja na fabricação de respiradores ou no estudo do genoma humano, a engenharia tem um papel crucial na luta contra a pandemia.

Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha sido enriquecedor e que ajude a entender um pouco mais sobre a importância da engenharia genética no mundo atual. Para mais informações como essa, fique à vontade para explorar outros artigos aqui no Blog da Engenharia.