Categorias

10ª etapa da Maratona da Eficiência já tem data e local marcados

Competição reúne futuros engenheiros de todo o país.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é um evento que ocorre desde 2004, e já está caminhando para sua décima edição. Responsável por unir alunos de diversas áreas da engenharia em todo o país, este evento anual é referência quando tratamos de eficiência energética. A cada ano, o número de participantes e novas instituições ingressantes aumenta. Em 2012, por exemplo, participaram 29 instituições, totalizando 54 equipes inscritas.

maratona-eficiencia-energetica-blog-da-engenharia
Integrantes da maratona em sua 7ª etapa, no ano de 2010.

Atualmente, cada instituição pode participar desenvolvendo até três veículos, cada um deles concorre em uma única categoria, sejam eles movidos à combustão (gasolina e etanol) ou a eletricidade.

Nas categorias gasolina e etanol, o objetivo é percorrer uma volta utilizando a menor quantidade de combustível possível. O tanque de combustível é pesado inicialmente e novamente logo após o término do percurso. Na categoria elétrico, a meta é percorrer a maior distância possível com apenas uma carga de bateria determinada. Cada veículo pode realizar até três tentativas.

A segurança dos pilotos é um fator primordial nesta competição. Cada veículo deve participar de uma vistoria muito rigorosa, além de um teste de freio antes de entrar na pista, tendo como obrigatoriedade o uso de cintos de segurança e outros componentes.

Para atingir tal marca de rendimento, os carros pesam em sua maioria entorno de 22 a 30 kg, e o piloto deve pesar no mínimo 50 kg, o valor estipulado nas regras da maratona.

A sua décima etapa já tem local e data marcados. Assim como no período de 2007 a 2011, o local da maratona será no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo. Sua data está prevista para ocorrer entre os dias 22 a 26 de julho.

maratona-eficiencia-energetica-blog-da-engenharia
Protótipo da equipe Errba (Universidade Anhembi Morumbi) em 2012.
Postagens Relacionadas