Categorias

5 Livros que todo Engenheiro de Produção precisa ler.

A qualificação do Engenheiro de Produção, vai muito além da faculdade. Está nos livros que você lê, e podem conduzir você exatamente para aquele caminho profissional que você tanto deseja.

A Engenharia de Produção é um curso multidisciplinar, além dos cálculos comuns aos cursos de engenharia, será necessário que o estudante tenha conhecimentos em outras áreas.

Contudo, é muito comum que no início do curso o você se sinta curioso sobre qual caminho seguir, muito menos qual especialidade deseja seguir após a conclusão da graduação.

Em outras palavras, se você tem fome de conhecimento, separei estes livros que acredito que todo engenheiro de produção precisa conhecer:

A META – Eliyahu M. Goldratt

Priemiro Livro do Engenheiro(a) de Produção: A META!

Primeiro, este que vocês podem ler no início da graduação, logo no primeiro dia. Best-seller consagrado, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos no mundo. É livro para o Engenheiro de Produção.

Você conseguirá se identificar no papel do personagem desse romance – sim é um romance – pois o autor trata do mal funcionamento de uma fábrica com atrasos de produção e baixa receita.

O processo de melhoria contínua é aplicado na prática e inspira pessoas de diversas organizações a mergulhar de cabeça na melhoria de processos.

 

Planejamento, Programação e Controle da Produção – MRP II / ERP

Segundo Livro: PCP com MRP/ERP

Autores: Henrique Luiz CorrêaIrineu Gustavo Nogueira Gianesi, e outros.

A primeira obra em português que trata – de forma abrangente, conceitual e prática – dos Sistemas MRP II/ERP.

Se este artigo tivesse sido escrito antes de 2018, certamente indicaria um livro do Dalvio Ferrari Tubino, do qual não descarto a leitura, mas em se tratando de Planejamento e Controle da Produção, esse é um excelente guia para entendimento e implantação de processos de planejamento e controle no âmbito da empresa como um todo.

Nele você encontra técnicas modernas de planejamento de forma clara e objetiva.

 

O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo – Jeffrey K. Liker.

Terceiro Livro: O Modelo Toyota.

Em terceiro lugar, este no qual você entenderá os princípios que sustentam a produção enxuta, e como a Toyota revolucionou os sistemas de produção em todo mundo sendo benchmarking para diversos seguimentos, após se tornar a montadora mais lucrativa do planeta.

Por ser o Lean um tema muito abrangente, se a sua intenção for entender a cultura por traz de todo esse processo revolucionário recomendo substituir este por outro livro do próprio autor.

Com abordagem mais voltada para a gestão de pessoas – A Cultura Toyota: A Alma do Modelo Toyota – o que verá ser também muito importante.

 

TQC. Controle da Qualidade Total no Estilo Japonês – Vicenti Falconi.

Quarto Livro: TQC Qualidade Total

Este livro é de um Engenheiro e Consultor empresarial brasileiro, se você ainda não o conhece vale muito a pena pesquisar outras obras e seu trabalho.

Ao ler este livro verá que elenca vários pontos em que nós brasileiros somos eficientes e relata como o processo de implementação do TQC Japonês em empresas nacionais, com intuito de atingir bons resultados na competição com empresas internacionais.

 

A Ciência da Fábrica – Wallace J. Hopp, Mark L. Spearman.

Quinto Livro: A Ciência da Fábria

Concluindo, um livro agradável e repleto de exemplos, leva a reflexão sobre diversos princípios que influenciam o desempenho de um sistema de produção e como suas aplicações são interligadas.

São analisadas propostas para que o Engenheiro de Produção trate tópicos ligados a administração da produção, sistemas produtivos e engenharia de produção, de maneira ampla e interdisciplinar.

 

Portanto, a melhor forma de decidir qual caminho trilhar na Engenharia de Produção, é conhecer as inúmeras oportunidades existentes.

Mais importante, é estar sempre disposto a aprender, pois como disse Steve Jobs: “stay hungry, stay foolish. Traduzindo: “continue com fome, continue tolo”. Fome de conhecimento nunca é demais

Postagens Relacionadas