Categorias

Assunto Polêmico: MEC reprova diversos cursos de Engenharia

mec-reprova-site

Muitos de vocês devem ter acompanhado nas últimas semanas a notícia que pipocou em diversos sites com o título: MEC reprova diversos cursos de Engenharia. Confesso que eu tentei ser imparcial e não publicar nada, por ser um assunto tão polêmico e parecer uma matéria de caráter pessoal, porém muitos, MUITOS de vocês nos procuraram para que pudessemos esclarecer o que está de fato ocorrendo com as Universidades Brasileiras e os cursos de Engenharia.

Pois bem, no final de 2012 o MEC divulgou a primeira lista com relação dos 202 cursos e instituições de ensino superior que apresentaram resultados insatisfatórios no conceito preliminar do curso (CPC) referente à avaliação de 2011, e no último dia 8 de janeiro (terça-feira) foi divulgada uma nova relação com mais cursos e instituições reprovadas. Do total de 38 cursos punidos de 21 instituições, 14 são de Engenharia e TI.

Acompanhe o Blog da Engenharia pelo Facebook

Os cursos, que receberam notas 2 no CPC (Conceito Preliminar do Curso) de 2011, serão punidos com a suspensão de sua autonomia e assim não poderão, por exemplo, criar novas vagas. Cursos com conceitos abaixo de 3 ficam também automaticamente impossibilitados de oferecer o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Até aí ok, caso os cursos não tenham nota superior a 2 eu acho mais do que justo que eles não possam abrir novas vagas, porém eu gostaria de saber como ficam os estudantes ou recém formados nessas universidades, como essas pessoas serão vistas no mercado de trabalho? Quando forem apresentar seu currículo em uma grande empresa com o nome de uma universidade REROVADA pelo MEC estampado? 5 ou mais estudando, se dedicando (em alguns casos até pagando mensalidades ABUSIVAS), como ficam essas pessoas?

E aquelas pessoas que fizeram 1, 2, 3 ou mais anos de cursinho para conseguir passar naquela federal que agora é reprovada pelo MEC? Alguém terá algum tipo de ressarcimento? Creio que não, muitos apenas ouvirão da própria universidade que isso foi apenas um erro, e que ela irá entrar com recurso… até cair no NOSSO esquecimento…

Li em algum site que: “O CPC avalia, além do rendimento dos alunos, com peso de 55% do total, a qualidade da infraestrutura da instituição e o corpo docente, que representam 15% e 30% do total, respectivamente. Três quesitos compõem a modalidade corpo docente: a quantidade de mestres (15%), dedicação integral (7,5%) e o número de doutores (7,5%).”. Certo, creio que realmente o MEC faz um excelente trabalho em suas avaliações e já tem uma técnica bem prática para isso, além de seus profissionais já contarem com grande experiência no que fazem. E aí quando tentamos saber mais informações sobre a reprovação, diretamente na universidade nós ouvimos que: “Foi apenas um erro, entraremos com recurso”. Peraí, provavelmente o MEC tenha sua margem de erro, agora com notas tão baixas eu duvido, duvido mesmo que tenha ocorrido algum tipo de erro.

Enfim, a pergunta que não quer calar, o que fazer agora? (Principalmente os que estão atualmente estudando em alguma dessas universidade).
Sinceramente? Não tem o que fazer, temos que aguardar, aguardar, e aguardar uma decisão final ao recurso dessas universidades junto ao MEC. Os prejudicados? Tenho certeza que não são as universidades, que só irão deixar de arrecadar um ano de mensalidades (para as particulares), mais sim serão vocês, estudantes, que TALVEZ possam vir  ser prejudicados no mercado de trabalho. Mais é como nós aqui do Blog sempre dizemos, quem faz a universidade é o aluno (e esse quesito não foi avaliado pelo MEC). Tenho certeza, que muitos de vocês se esforçam ao máximo no curso, e é difícil saber que as nossas próprias universidades não se esforçam nem um pouco para conseguir atingir a média do MEC…

Veremos agora se os cursos irão melhorar.

Segue abaixo a lista completa dos cursos / universidades avaliadas como insatisfatórias no dia 8 de janeiro:

SIGLA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CURSO CPC FAIXA 2011 CPC CONTINUO 2011
CEFET/RJ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 2 1.73
CEFET/RJ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENGENHARIA ELÉTRICA 2 1.78
CEFET/RJ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENGENHARIA ELETRÔNICA 2 1.27
CEFET/RJ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENGENHARIA MECÂNICA 2 1.81
FESSC CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA REDES DE COMPUTADORES 2 1.93
UNIANCHIETA CENTRO UNIVERSITRIO PADRE ANCHIETA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 1.63
IFPA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 2 0.99
IF Fluminense INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 2 1.79
IF Fluminense INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 2 1.94
IF Fluminense INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 2 1.58
IF Fluminense INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 2 1.08
PUC-CAMPINAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS ENGENHARIA CIVIL 2 1.77
PUC GOIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA CIVIL 2 1.7
UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA MATEMÁTICA 2 1.68

Confira aqui lista completa.

Este texto tem caráter totalmente baseado em idéias pessoais e foi escrito atendendo ao pedido de diversos leitores.

Postagens Relacionadas