Categorias

Casa cerâmica é alternativa sustentável e de baixo custo para moradia

Casa Cerâmica

Casa tem sistema elétrico e hidráulico embutido nas paredes. Entre atrativos, chuveiro inteligente e aquecedor solar. Alvenaria pode ser montada em 6h30.

Composta por dois quartos, sala, cozinha e banheiro em 54 m², a Casa Cerâmica exposta na FEICON BATIMAT 2013 é um projeto cuja alvenaria pode ser levantada em somente 6h30. A obra completa, com sistema elétrico e hidráulico embutidos nos tijolos, foi montada em cinco dias, sem desperdícios de material. A Casa Cerâmica é coberta por telhas e blocos cerâmicos de alto desempenho, o que proporciona bom isolamento térmico e telhado ecológico, no qual a madeira é substituída por aço galvanizado. O projeto está exposto em uma parceria Fiesp, Sebrae, Sindicercon, BID e Governo do Estado de São Paulo – por isso, além de oferecer produtos de qualidade, a iniciativa tem como objetivo reforçar a competitividade das empresas de cerâmica vermelha de São Paulo, de cidades como Panorama, Itu, Tatuí, Tambaú e Vargem Grande do Sul e é acompanhada de cursos de profissionalização que serão expostos na Feicon, no estande do Senai. A confecção dos tijolos presentes na casa é da Tecno Logys, também expositora da Feicon Batimat 2013, que apresenta o conceito de Alvenaria Integrada para edifícios.

A edição 2013 da Casa Cerâmica possui um cômodo sem laje, que deixa à mostra todo o sistema de instalação elétrica, com lâmpadas de LED, com duração garantida de 56 mil horas. Dentre as instalações sustentáveis está também o aquecedor solar e o chuveiro inteligente Enershower, que consegue identificar a temperatura da água no reservatório da casa e, dessa maneira, otimiza o consumo de energia para a temperatura ideal. Apesar do baixo custo inicial, essa tecnologia também pode ser empregada em casa e apartamentos de médio e alto padrão.
Com o aumento de crédito e o desemprego em queda, a indústria da construção pretende atingir em 2013 crescimento entre 3,5% e 4% sobre o ano passado, de acordo com o Sinduscon-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo. A Feicon Batimat 2013 reuniu 1030 marcas expositoras entre nacionais e internacionais, que mostraram as novidades e lançamentos para um público de cerca de 130 mil visitantes. A feira teve cerca de 2.000 lançamentos. O evento vai acaba hoje, 16, no Anhembi, em SP.

Postagens Relacionadas