BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Aprenda a instalar o Ftool no Mac OS em apenas 5 passos

É notável o crescimento que a Apple vem apresentando nos últimos anos, bem como a “popularização” dos seus produtos. Eu migrei para a plataforma há alguns anos, na época em que nem AutoCAD® rodava no sistema operacional da maçã. Como estudante de engenharia civil, aprendi a utilizar o Ftool (Software para dimensionamento de estruturas) logo cedo, porém eu só podia utilizá-lo em um computador com Windows, pois os desenvolvedores nunca lançaram uma versão compatível com o Mac OS.
Recentemente descobri em um fórum francês um software chamado WineBottler que basicamente compila os arquivos baseados em windows (.exe) em arquivos compatíveis com Mac, e funciona muito bem!
00-wineBottler_logo

O WineBottler serve também para rodar outros softwares específicos do Windows: Internet Explorer, SketchUP for Windows, Windows Media Player dentre outros…

Confira em apenas 5 passos como é simples instalar o Ftool no Mac OS!


 

1º passo:

Faça o download do Wine (download aqui) , e do XQuartz-2.7,5 (download aqui)


2º passo:

Instale primeiro o XQuartz, e então você irá precisar fazer logout e login novamente no seu Mac para que o mesmo seja validado e configurado.

Screen Shot 2013-12-03 at 2.49.57 PM Screen Shot 2013-12-03 at 2.54.25 PM


:: Testamos o novo iPhone 6 Plus, confira as nossas impressões [BDE Review] ::


3º passo:

Abra o WineBottler Combo e execute o arquivo chamado “Wine”, e na tela que irá abrir clique em Apply. Pronto, você poderá ver que o Wine foi instalado corretamente no seu Mac olhando a barra superior e constatando o ícone de uma taça de vinho:
Screen Shot 2013-12-03 at 3.08.19 PM


4º Passo:

Agora faça o download do Ftool (download aqui)
ftoolicon
 
Abra a pasta para onde você fez o download, descompacte ele, e você verá o seguinte arquivo:
Screen Shot 2013-12-03 at 3.12.44 PM
 
Clique nele com o botão direito, e selecione: Open With -> Wine (default) (1.4.1.6), conforme a figura abaixo:
Screen Shot 2013-12-03 at 3.19.47 PM


5º Passo:

Agora você será questionado se quer rodar diretamente o arquivo, ou então converter o arquivo para um aplicativo do OS X. Eu geralmente rodo o arquivo diretamente, mas se você quiser fazer a conversão dele, fica a seu critério.
Screen Shot 2013-12-03 at 3.20.10 PM


Pronto, com apenas alguns passos você tem o Ftool instalado e rodando perfeitamente no seu Mac 🙂
Screen Shot 2013-12-03 at 3.19.15 PM
Sensacional, não?

Total
0
Shares
27 comentários
  1. Muito Bom, Ajudou Muito! mas os links não redirecionavam aos downloads, então pesquisei pelo download no Google. Mas funcionou direitinho em 5 passos! Valeu Blog da Engenharia!

    1. Cara, o WineBottler faz rodar bastante coisa por aqui! O project não sei, pq eu uso bootcamp no Mac tbm, e acabo usando o windows pra rodar esses softwares mais pesados!

  2. Boa noite, funcionou tudo na perfeição até eu pedir os diagramas, ele pede para gravar o ficheiro numa pasta e aí vai a baixo..

  3. Instalei o Xquartz,instalei, fiz log out e log in novamente, cliquei no winebottler, depois em wine e apareceu essa mensagem, como eu soluciono o problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!