Categorias

Conheça o Apple Pay, sistema que “substitui a sua carteira”

Em um evento realizado no Flint Center (09/09/2014) em Cupertino, a Apple demonstrou diversos recursos do novo iPhone 6, e no último post que fiz sobre o lançamento dele, destaquei uma novidade que me chamou bastante atenção por ser uma verdadeira obra de engenharia combinada com segurança e comodidade, o Apple Pay.
Captura de tela 2014-09-09 16.08.32
 

O Apple Pay conta com diversos recursos bem interessantes:

  1. Pagamento com apenas um toque
  2. Não é necessário digitar o número do cartão de crédito
  3. Não é necessário digitar o seu endereço
  4. Nenhuma informação do seu cartão de crédito é compartilhada com o estabelecimento onde você está efetuando a compra.

Apple Pay – Uma verdadeira “carteira móvel”.

  • O que é?

O Apple Pay é um sistema de pagamentos mobile, onde você consegue efetuar pagamentos em estabelecimentos simplesmente encostando o iPhone 6 na máquina de cartão.

Apple Pay - Pagamentos com apenas um toque
Apple Pay – Pagamentos com apenas um toque

  • Como funciona?

O Apple Pay integra hardware, software e serviços, fazendo uma combinação que permite que o iPhone 6 substitua o seu cartão de crédito. Ele utiliza uma antena NFC localizada na parte traseira do iPhone 6 que é combinada com o Touch ID (sensor biométrico) e com um sistema de privacidade que foi desenvolvido exclusivamente para o iPhone 6. Os cartões de crédito são armazenados em um App chamado “Passbook” (já existente desde o iOS6).
Você pode adicionar um cartão de crédito diretamente da sua iTunes Account:
Captura de tela 2014-09-09 16.23.36
Você pode também adicionar um cartão de crédito através da câmera do iPhone 6, basta enquadrar o seu cartão na câmera e tirar a foto, pronto! O seu cartão de crédito está adicionado à sua “carteira virtual”.
Captura de tela 2014-09-09 16.23.44
 
E no momento em que você for utilizar a sua “carteira virtual”, basta escolher o cartão que você vai utilizar e depois posicionar o seu dedo sobre o Touch ID para validar a compra.
Captura de tela 2014-09-09 16.23.52
Um detalhe interessante é que quando você adiciona um cartão ao App Passbook, o número dele não fica armazenado e nem é compartilhado com os servidores da Apple, o cartão passa a ter um número único e vinculado com um código presente no aparelho.
Pelo vídeo que foi apresentado na Keynote oficial, o sistema demora menos de 10 segundos para reconhecer e aprovar a transação. Prático, não é?

“We have security integrated throughout both hardware and software in a way only Apple can.”

“Nós temos segurança integrada com software e hardware, de uma maneira que só a Apple pode.”

– Eddy Cue - Apple's senior vice president of Internet Software and Services and reports to CEO Tim Cook.
  • Por que?

O Apple Pay foi desenvolvido para proporcionar mais segurança e conforto para o usuário final. Eu por exemplo sou um pouco desastrado e costumo perder/quebrar cartões de crédito com facilidade, além de eu também ser um pouco chato quanto ao volume que fica na carteira ao colocar muitos cartões de crédito, pois fica um pouco desconfortável no bolso traseiro da calça. As mulheres também irão curtir bastante por não perderem mais os cartões de crédito no meio das suas bolsas gigantescas (hahaha).
Captura de tela 2014-09-09 16.14.10

  • É seguro?

Não posso afirmar nada em relação à segurança de um sistema que ainda não testei, mas como usuário dos produtos da Apple desde 2008 eu coloco a minha mão no fogo e digo que sim, provavelmente o sistema é bem seguro, a Apple e o seu time de engenharia com certeza trabalhou arduamente no desenvolvimento da tecnologia para proporcionar segurança e conforto aos usuários. Lembrando que cada transação efetuada, é autorizada através de um código de segurança dinâmico que é utilizado apenas uma vez, substituindo a segurança estática do código na tarjeta do seu cartão.
Se você perder o seu iPhone 6, você não precisará cancelar os seus cartões. Basta usar o sistema de busca do aparelho (Find My iPhone) para suspender os pagamentos somente para aquele aparelho, e sem contar que na momento em que você vai fazer uma compra, o sistema só libera mediante a sua impressão digital no sensor biométrico (Touch ID).
 

Sistema de busca de dispositivos da Apple – Find My iPhone

  • Tem algum custo?

Não, o sistema faz parte do iOS8 que deverá ser liberado em breve para todos os aparelhos, e já está “embutido” no alto preço que o aparelho custará.
Captura de tela 2014-09-09 15.17.20

Postagens Relacionadas