BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Engenharia Civil e a cor dos capacetes

No último final de semana estava em uma roda de amigos, e fui questionado sobre as cores dos capacetes na construção civil. Concordo que sabia muito pouco sobre o assunto, mas resolvi então pesquisar um pouco mais para entendimento próprio, e achei muito válido compartilhar com vocês, visto que há muitas discussões sobre o assunto na internet.
CAPACETES2-BDE
A cor do capacete é importante SIM, para que se possa identificar de longe a função de cada um na obra. Enfim, existe uma norma regulamentadora padronizada pela CIPA para as cores dos capacetes na construção civil
– Engenheiros: Capacete Cinza /  Branco com 3 ranhuras
– Mestre-de-Obras, Encarregados: Capacete Branco
– Pedreiro: Capacete Azul
– Serventes e Operários: Capacete Verde
– Carpinteiros de Forma: Capacete Vermelho
– Eletricista: Capacete Laranja
– Técnico em Segurança do Trabalho: Capacete Preto
– Visitantes: Capacete Marrom / Amarelo
Mas, gostaria de deixar bem claro que a cor do capacete é definida pela empresa, e pelo departamento que cuida da identidade visual da empresa (sendo assim, pode-se evidenciar a organização da empresa). O mesmo representa muito para a Segurança do Trabalho.
E na sua empresa, qual é o padrão adotado? Deixe nos comentários!
Me baseei neste site para escrever este artigo.

Total
0
Shares
19 comentários
  1. Vc poderia citar qual NR esta????? Eu sempre pensei que quem aprovasse as NR´s fosse o Ministério do Trabalho e não a CIPA……

  2. Seria bom colocar um ponto de interrogação na frase pois ficou afirmativa que existe norma regulamentadora e não entanto não temos ainda…. Em que se baseou para citar essas cores?

  3. puxa que estranho fiz pos em seguranca do trabalho e nunca ouvi falar disso…nr da cipa? o que é isso? onde posso constatar a veracidade dessa informação?

  4. Quando o texto menciona Eletricista, generaliza muitos profisssionais. Atuo com telecomunicações, logo esta é a cor do meu setor trabalhista? Tá estranho isso ai!

  5. Eu tava lendo o site que ele se baseou e ele se confundiu ao escrever. Não existe um norma o que ele citou ai foi o padrão de cores definidos pela CIPA.
    Então não tem nada de NR da CIPA.

  6. Norma Regulamentadora padronizada por CIPA??? Meu amigo, quem padroniza, edita, revoga qualquer NR é o Ministério do Trabalho e SÓ. Você pesquisou , e não aprendeu o básico sobre a legislação de segurança no trabalho. Deveria ter mais cuidado em suas publicações…

    1. amigo acho que você não entnedu, não existe nenhuma norma que define as cores para uso dos capacetes, fica a critério da empresa, que deixa a critério da CIPA(varia de empresa para empresa).

  7. Concordo com o que foi dito por alguns colegas, segurança sempre!
    Peço desculpa ao editor!
    Isso é reflexo de uma vaga teoria dado em um curso de graduação em engenharia, isso reflete em campo.
    Alguns engenheiros (principalmente os que não são cobrados por isso) querem atropelar tudo, por conta da produção e prazos deixando a segurança em segundo plano.
    Segurança no trabalho, assim como primeiro socorros… Devem compor as
    grades a partir do fundamental, pois assim a consciência será melhor quando
    forem Diretores, Gerentes…

    1. a cor para estagiários é a mesma em que se faz estágio. Ex.: engenharia é branca, Técnico de Segurança é Preta, etc. (Ailton TST)

  8. Depende do ponto de vista de cada empresa.
    Não respeito padrão de cores!!!
    Meus ajudantes e eletricistas usam capacete cinza.
    E eu como proprietário e eletricista,uso capacete preto ? nada de branco aqui kkkkk

  9. Estudante de Civil, a cor para estagiários é a mesma em que se faz estágio. Ex.: engenharia é branca, Técnico de Segurança é Preta, etc.

  10. Ele citou as cores relacionadas aos cargos simulando uma obra civil onde teria carpinteiro, eletricista, etc… São apenas exemplos baseados em uma padronização especulativa mas bem armonica e coerente na minha opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!