Categorias

Estudantes de engenharia constroem veículos para a 21ª Competição Baja SAE Brasil

O Baja SAE é uma competição que proporciona aos estudantes de engenharia desenvolver um projeto real de um veiculo de competição, em que o aluno tem a oportunidade de aplicar na prática os seus conhecimentos adquiridos em sala! O projeto é desenvolvido pela SAE, em parceria com a Petrobras no Brasil, porém tem participação em vários países também, fazendo parte do escopo de programas estudantis promovidos pela instituição juntamente com o Fórmula SAE, Aerodesign, Demoiselle e o Forum Baja.
baja
A competição se divide em duas etapas, a regional, em que universidades das diversas regiões do Brasil competem entre si, classificando-os para a etapa nacional do Baja, acontecendo geralmente entre julho e agosto. No nacional, são reunidas em torno de 70 universidades do Brasil todo, geralmente acontecendo em março, no autódromo de Piracicaba (SP).
Slide1
 
A etapa nacional de 2015 aconteceu no período de 05 a 08 de março. Foram 76 universidades inscritas de norte a sul do país, trazendo uma novidade, a abertura de inscrição para equipes de pós-graduação. Cada equipe deve ter no máximo 20 participantes, contando com o capitão, o orientador (professor responsável pela supervisão do projeto na universidade), o piloto, e toda a equipe de suporte. As equipes tem 1 ano inteiro para trabalhar em seus veículos, sendo que cada protótipo deve ser projetado e construído seguindo os requisitos gerais e de segurança estabelecidos pela SAE, como especificação de motores, CVT, freios, etc.


Leia também: Fazer escolhas nas engenharias: cursos e universidades


 
Na competição, em cada um dos dias as equipes têm seus carros testados por provas estáticas e dinâmicas, que incluem Inspeção Técnica e de Segurança, Conforto do Operador, Capacidade de Frenagem, Verificação do Motor, Suspension & Traction, e o Enduro de Resistência. Os integrantes tem a sua disposição um pequeno Box dentro do autódromo, onde podem realizar ajustes técnicos e correções diversas. As equipes ganhadoras têm como prêmios bolsas, cursos, e o primeiro lugar tem a oportunidade de participar da competição mundial, que acontece nos EUA.
Slide2
Neste ano a universidade ganhadora foi a UFMG, sendo bicampeã da competição. Todos os 18 integrantes da equipe são do curso de Engenharia Mecânica, e apresentaram como inovação um gerador termoelétrico, que transforma a energia liberada pelo escapamento em energia elétrica para alimentar a bateria. A segunda e terceira colocadas foram A UFPE e a FEI, que irão representar o Brasil em Maryland entre os dias 07 e 10 de maio.
Na universidade em que eu estudei tive a oportunidade de participar da competição, e aprendi demais, não só pela aplicação prática do que eu via em sala de aula, mas aprendemos fundamentalmente o trabalho em equipe, a compreensão, trabalho sob pressão e estresse (pois uma hora você vai acabar se estressando com todo mundo da sua equipe e vice versa, isso é fato!). Desenvolvemos também gestão de projetos, custos, organização. Cometemos muitos e muitos erros, naturalmente, porém foi uma das melhores experiências da minha vida! Várias vezes passamos domingos inteiros trabalhando no nosso carro, porém cada minuto desprendido valeu muito!
Slide3
 
Infelizmente não são todos os cursos de engenharia que são aceitos na competição, então vale a pena conferir se seu curso se encaixa no perfil, mas a todos que puderem participar eu indico altamente que o façam, pois é uma oportunidade única que você terá em sua vida acadêmica! Consulte o site oficial para conferir quando as inscrições da etapa regional abrirão no segundo semestre, e também os pré-requisitos e as regras de participar da competição.

Postagens Relacionadas