Um grande problema que os cadeirantes enfrentam para se locomover é ao encontrar escadas pela frente. Foi pensando em uma solução para isso que uma equipe de estudantes de engenharia elétrica e mecânica do ETH (Instituto Federal Suiço de Tecnologia), em Zurique, resolveu desenvolver uma cadeira de rodas capaz de subir e descer escadas.
Apelidado de Scalevo, o protótipo é equipado com duas esteiras inspiradas por tanques de guerra capazes de escalar escadas sem qualquer tipo de problema. Além disso, a super cadeira conta com diversas partes móveis automatizadas, o que permite que o usuário tenha controle total sob os movimentos da cadeira, podendo regular a sua altura, o que garante uma subida suave e sem perder conforto.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3lb_8nmy90c]
O modelo deverá ser apresentado oficialmente no Cybathlon 2016, um campeonato dedicado ao uso de “próteses competitivas”, e que tem o intuito de mostrar o que há de melhor na área de desenvolvimento para acessibilidade.
Eu achei sensacional a idéia, e você?
Fonte: Uol
Estudantes de engenharia desenvolvem cadeira de rodas capaz de subir e descer escadas
22 de junho de 2015
Read next
Físicos alemães projetam o motor mais eficiente do mundo
12 de fevereiro de 2014
Físicos da Johannes Gutenberg University Mainz (JGU) e da Universidade de Erlangen-Nuremberg projetaram um motor…
2 min read
Mi-28 Havoc: A resposta russa ao helicóptero Apache
9 de maio de 2025
O helicóptero de ataque Mil Mi-28 Havoc é um testemunho da engenharia e da tecnologia militares russas,…
3 min read
Combinando a herança dos carros antigos com a moderna engenharia automotiva brasileira
8 de março de 2025
A restauração de veículos clássicos ganhou um novo significado com a Velocity Restorations, uma empresa que vem…
2 min read
Materiais viscosos podem gerar eletricidade com movimento humano
8 de fevereiro de 2025
No cenário atual de inovações tecnológicas, a exploração de materiais alternativos para geração de energia…
3 min read