BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
space shuttle

Estudantes estão participando da VIII Jornada Espacial

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está participando da VIII Jornada Espacial, que começou ontém (18) e vai até o próximo sábado (24) em São José dos Campos (SP), com oficinas, cursos e palestras voltados ao setor espacial. O evento está sendo promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, como prêmio aos estudantes de nível médio mais bem colocados nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Este ano estão participando participarão desta Jornada 50 alunos, e seus professores, de escolas públicas e particulares de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal. O objetivo do evento é despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais que atuam na área.

Durante a visita ao INPE, programada para hoje (19), os participantes conhecerão as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e assistirão a palestras sobre satélites e plataformas espaciais e o contexto histórico da corrida espacial. No restante da semana, haverá uma série de palestras, oficinas e visitas a Embraer, Observatório do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), entre outros.

A solenidade de abertura das atividades será no domingo (18), às 16h30, no auditório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no DCTA. Confira aqui a programação completa:

Olimpíadas

Os participantes da Jornada foram selecionados por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB, o INPE e o DCTA. Este ano as olimpíadas completaram 15 anos e as provas foram realizadas em maio. Participaram aproximadamente 800 mil alunos, distribuídos por 10 mil escolas de todos os estados do Brasil.

Aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, a OBA ocorre dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo – deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano. Podem participar da OBA estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Ao final, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome. A premiação do aluno também consta no certificado. Os professores e escolas envolvidos no processo também recebem certificados.

Via

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!