O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Veículos elétricos da Ford poderão se comunicar com empresas de energia através da nuvem

Já falamos anteriormente aqui sobre os veículos elétricos da Ford, mas desde então não tivemos mais novidades significativas no setor. Acontece que, juntamente com mais 7 montadoras espalhadas pelo mundo e 15 empresas de eletricidade dos EUA, está sendo desenvolvida uma tecnologia bem diferenciada, e inédita é claro.

Foto: Ford Focus Elétrico
Foto: Ford Focus Elétrico

Suponho que a tecnologia esteja em fase de testes ainda e por isso não tem um nome definido, mas ela consiste basicamente na comunicação de veículos elétricos com as empresas de energia (creio que em tempo real).

+ Como funciona?

Simplificando o seu funcionamento, essa nova tecnologia funciona basicamente comunicando os dados de tráfego da rede elétrica com as montadoras (através da nuvem), para parar momentaneamente o carregamento das baterias dos carros elétricos quando há sobrecarga na rede, e quando a rede se estabiliza, tudo volta ao normal.
Veja abaixo um esquema que mostra passo a passo:

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
 

Isso obviamente ajuda muito a gerenciar o consumo de energia elétrica, além de aumentar a eficiência e a estabilidade da rede elétrica. Vale lembrar também que as empresas de energia oferecerão incentivos significativos para quem utilizar o sistema.

É uma pena que tanto os carros elétricos, quanto a tecnologia provavelmente demorará muito para chegar aqui em terras tupiniquins.

Total
0
Shares
1 comentário
  1. Isso é legal sim, só fiquei na dúvida quanto à disponibilidade do carro, já que ele não será carregado imediatamente ao ligá-lo na tomada. Se eu cheguei em casa e quero sair daqui 1h, e quero deixar meu carro carregando por esse tempo, não posso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese