Categorias

Governo brasileiro auxiliará a formação de novos engenheiros no Haiti

O ministro da defesa Celso Amorim, declarou na última segunda-feira durante uma reunião em Brasília ao primeiro ministro do Haiti, Laurent Salvador Lamothe, que o Brasil auxiliará na formação e capacitação de novos engenheiros no Haiti. Tal cooperação já foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff.

Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento efetivo do país, o Brasil enviará professores e incentivará a uma nova e melhor reestruturação física do curso, possibilitando a formação de um número superior a mil novos engenheiros. Os novos profissionais poderão elaborar e executar novos projetos, além de outras habilidades específicas da profissão, possibilitando ao país caribenho lidar com problemas causados por desastres naturais. Nos últimos anos, o Haiti passou por três desastres naturais.

 Tais ações representam a nova etapa de cooperações que ambos os países estão criando. Segundo Celso Amorim, “iniciativas como essa fazem parte da herança que o Brasil quer deixar para Haiti”.

Os recursos financeiros que serão mobilizados para a criação de tal projeto virão da retirada progressiva das tropas brasileiras do território haitiano. A redução do contingente fará com que o número de militares brasileiros no país retorne a 1200, quantidade esta correspondente ao número de soldados antes do terremoto, desastre este que ocorreu em 2010.

Outra iniciativa do nosso país, cujo objetivo é auxiliar a reestruturação, é a criação de uma hidrelétrica de Artibonite, no norte do Haiti. O país sofre atualmente com a falta de energia. Já foram investidos mais de 40 milhões de dólares na criação e elaboração do projeto. Segundo o ministro da defesa, “precisamos agora achar a empresa que irá financiar e construir”, fator este que tornará possível tal empreendimento.

haiti-blog-da-engenharia
Foto: Gazeta 24 horas.
Postagens Relacionadas