Categorias

Imagine carregar seu celular no calor de uma panela enquanto prepara sua comida.

Imagine carregar seu celular no calor de uma panela enquanto prepara sua comida. Pode parecer muito futurístico, mas o designer iraniano Ardavan Mirhosseini desenvolveu a ideia e mostra como funcionaria esta tecnologia.

EcoCharge, o aparelho sustentável e portátil utilizaria energia térmica para carregar gadgets movidos a bateria. O sistema aproveita o calor que já é desperdiçado nas tarefas diárias de uma residência.

A unidade utiliza módulos de um gerador termoelétrico para converter o calor produzido no cozimento de alimentos, por aquecedores ou qualquer outra fonte, em energia elétrica utilizável.

Para abastecer os eletrônicos uma face magnética flexível é fixada em uma superfície metálica. Dessa forma, a energia é transmitida por condução. “Na minha opinião, produtos como EcoCharge podem provocar as pessoas a pensarem mais sobre fontes alternativas”, afirma o designer em seu site.

O equipamento possui tela OLED. Ela consome bem menos energia do que o LCD, Plasma e LED. Além disso, é mais leve, fino e reproduz cores muito mais naturais e permite o acompanhamento da recarga. O usuário pode então constatar a eficiência da condução nas diferentes superfícies.

Nascido em Teerã, no Irã, Mirhosseini estudou na Armênia e Canadá, onde continua desenvolvendo seu trabalho de designer atualmente.

Via CicloVivo

Postagens Relacionadas