Reparos para evitar infiltrações e limpeza nas tubulações evitam problemas graves
“Além da manutenção de rotina para evitar infiltrações, checar mensalmente as calhas e outras tubulações são maneiras simples para facilitar o escoamento da água. Conferir se as telhas estão firmes também evita sustos e transtornos que podem acontecer durante uma tempestade”, ensina o gerente.
Alguns prédios antigos ainda possuem em suas bases as chamadas bocas-de-lobo, popularmente conhecidas como bueiros. Para elas, é preciso planejar a retirada de detritos, folhas e outros volumes com a ajuda de uma empresa ou equipamentos especializados – capazes de realizar facilmente a desobstrução de materiais sólidos. Isso evita possíveis prejuízos com o uso de materiais ou substâncias que podem prejudicar o fluxo da água.
No caso de prédios com garagens subterrâneas, é importante que o condomínio tenha uma bomba para extrair a água acumulada, além da implantação de soluções ou tecnologias para lidar com os alagamentos futuros. “Grande parte dos transtornos vindos das chuvas é causada por ralos ou bueiros entupidos”, diz. Caso haja elevadores, é importante proteger componentes elétricos e eletrônicos;
Fachadas – Outro detalhe a ser observado é a conservação das fachadas. A falta de cuidados com muros e cercas pode causar a queda de rebocos ou mesmo de toda a sua estrutura e, com isso, colocar em risco os transeuntes ou, até mesmo, os moradores e empregados. “As marquises têm de estar também com o escoamento livre para que não sejam afetadas”, lembra.
Comunicação – Monte Castelo
Manutenção é importante para proteger casa durante chuvas
Postagens Relacionadas
Conheça o Robô que toca bateria
MR-808 é uma réplica do famoso sistema TR-808 de bateria eletrônica dos anos 80′s. A ideia por trás da instalação é destacar a…
↪ Unesp divulga lista de aprovados no vestibular de 2014
A Universidade Estadual Paulista mais conhecida como UNESP, acaba de divulgar a lista de aprovados na primeira chamada…
Por que sentimos que o celular está vibrando mesmo quando não está?
Alguma vez você já se deparou com a estranha sensação e certeza de ter sentido seu celular vibrar,…
Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia – PARTE 1
Estamos chegando ao final de 2020, sem sombra de dúvidas um ano desafiador! Um ano no qual tivemos…