Primeiramente, em um mundo extremamente machista e dominado pelos homens, o simples fato de ser mulher já se torna um desafio, e aquelas que se conectam com a engenharia são extraordinariamente testadas a todo instante. Em segundo lugar, nós mulheres não queremos pedir uma oportunidade, queremos sim igualdade.
Só isso! E em conclusão, o que pedimos não é nada mais do que nosso direito, não é um favor.
A luta das mulheres começou a muitos anos atrás e é impressionante o quanto hoje ainda precisamos lutar no nosso dia a dia como mulheres e na nossa profissão na engenharia para mostrarmos que o fato de sermos mulheres não nos desqualifica. A diferença existe no simples fato de termos que provar toda hora que merecemos, enquanto os homens não precisam fazer o mesmo.
Em um universo tão dinâmico como o da engenharia, nós mulheres nos destacamos também pelo dinamismo. Mas muitas vezes somos desqualificadas pelo simples fato de sermos mulheres. A desqualificação vem não apenas por trás das palavras direcionadas a nós, mas por vagas que anunciam preferência e as vezes até limitação ao sexo masculino, ou entrevistas de emprego nos quais descartam uma profissional pelo seu porte físico. Nos desqualificam pela diferença salarial que existe ou até mesmo por sermos mães.
A trajetória da mulher engenheira
Quando nós, mulheres, decidimos durante nossa adolescência cursar engenharia, sabemos que a Universidade será apenas um dos obstáculos. Isso é inacreditável e tem que parar. Pedimos respeito, dentro da sala de aula e fora da sala de aula. Já pararam para analisar quantitativamente a diferença entre homens e mulheres dentro de uma sala de aula de engenharia?
Nós mulheres engenheiras somos duplamente fortes, duplamente capazes e duplamente preparadas para exercermos qualquer que seja a função dentro da nossa profissão. Grandes mulheres engenheiras marcaram suas histórias no mundo. Sua vez chegou?
Mulheres engenheiras!
Então, após toda essa questão levantada aqui nessa matéria, a mensagem é simples e direta: Seja ela uma mãe, esposa, namorada, divorciada, viúva, amiga, respeite sua trajetória, por que saiba que ela é uma guerreira, ela é vencedora, ela é forte e pode conquistar o que ela quiser. Somos mulheres que criam e que renascem, somos engenheiras pelo simples fato de escolhermos ser.