Fala pessoal do Agro! Estou participando de um programa muito bacana da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o CNA jovem! Que é um programa ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Programa esse para a formação de jovens líderes do Agro, voltado para identificação, desenvolvimento e integração de novas
lideranças do setor agropecuário. Nele pude conhecer melhor a CNA, e resolvi trazer o que é e qual a importância!
A CNA
Sempre é importante conhecer uma pouco melhor o contexto do que vamos abordar aqui, ainda mais do nosso setor. Inicialmente é um pouco confuso, mas aos poucos vamos entender juntos! São informações que reuni do Curso CNA jovem.
Criada em 1951 a CNA, tem como objetivo de defender o produtor rural brasileiro. É uma entidade sindical de grau superior, sendo reconhecida pelo Decreto nº 53.516, de 31/01/64. Sua atribuição é: definir políticas e ações em favor dos interesses dos produtores rurais!
Ela tem como princípios:
- Valorização do produtor e do trabalhador rural;
- Respeito as diferenças regionais;
- Livre iniciativa;
- Democracia representativa;
- Direito de propriedade;
- A ética, legalidade e transparecia;
- Incentivo à inovação e ao uso da tecnologia; e
- Responsabilidade socieconômica e ambiental.
E tem como objetivos:
- União da classe produtora rural;
- Defesa do homem do campo e da economia agrícola;
- Valorização da produção agrícola e a preservação do meio ambiente associada ao desenvolvimento da agropecuária e da produção de alimentos;
- Defesa do livre comércio de produtos da agropecuária e agroindústria;
- Buscar e demonstrar o correto conhecimento dos problemas e soluções apropriadas às questões da categoria econômica.
A Confederação é constituída pela categoria econômica dos ramos da agricultura, da pecuária, do extrativismo rural, da pesca, da silvicultura e da agroindústria, no que se refere às atividades primárias deste ou de qualquer outro ramo, independentemente da área!
Qual a missão da CNA?
Como ela funciona?
Você deve estar pensando agora, em como ela funciona? Afinal, como pode uma entidade representar mais de 2 milhões de produtores rurais de todo o país!? Realmente não é uma missão fácil, afinal cada local tem suas diferenças! E é por isso que a CNA, tem uma hierarquia bem estruturada e que vou apresentar para você entender um pouco melhor!
Estrutura Hierárquica da CNA
É dirigida por uma diretoria executiva, subordinada ao Conselho de Representantes, composto por um colégio de 27 presidentes das Federações da Agricultura. Com uma área jurídica e outra parte de acessorias e diretorias.
- Área jurídica: Contencioso jurídico e Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social (CNRTPS).
- Acessorias e Diretorias: Assessoria de Comunicação e Marketing, Diretoria Financeira e Administrativa, Assessoria de Relações Institucionais, Diretoria de Relações Internacionais e Diretoria Técnica.
Assim, estas auxiliam em diferentes frentes, tanto na área jurídica, marketing, financeira, administrativa, acompanhamento político, projeções internacionais do Agro brasileiro e formação de comissões nacioanis.
E é claro, tudo isso para funcionar depende de toda uma cadeia de informações, afinal como uma demanda do produtor chega ao CNA? Com auxilio de federações, em esferas estaduais e leva ao CNA o que é de nível nacional, também com sindicatos que representam o produtor a nível regional!
Finalizando então, para deixar claro, a CNA defende os interesses e direitos dos produtores junto ao Governo Federal, ao Congresso Nacional e aos tribunais superiores, onde dificilmente um produtor, sozinho, conseguiria obter respostas para as suas demandas. Além de contar com auxilio de Federações que defendem a nível estatual e passam as demandas nacionais e junto aos sindicatos rurais, os quais pegam as demandas de produtores a nível regional e levam para federação.
Isso, é apenas um dos pontos que é visto no programa do CNA jovem, são informações passadas e que achei muito importante compartilhar para conhecermos melhor nosso setor!