Categorias

Monumentos franceses que talvez você não conheça

Quando se fala em “Presente de Grego” logo surge a ideia de algo que não é bem-vindo. Porém, quando se trata de um “Presente Francês” o entendimento muda um pouco. A França é conhecida pela incrível arquitetura e engenharia de seus monumentos como o Arco do Triunfo, Panthéon e claro, a Torre Eiffel. Esses monumentos localizados em seu território exalam toda sua grandiosidade e capacidade construtiva.

Entretanto existem duas obras magnificas que (talvez) você não sabia que também é de criação francesa e foram presentes! Vamos conhecê-las?

+ Cristo Redentor

Idealizado pelo padre francês Pierre-Marie Boss que teve a ideia de criar um monumento religioso no Monte Corcovado (Rio de Janeiro até então era a capital do Brasil). Com objetivo de festejar o centenário da independência de país houve até vaquinha colaboração da sociedade brasileira na época.

Para a construção, o monumento foi divido em três partes: Cabeça, mãos e tronco. Os dois primeiros esculpidos exclusivamente/necessariamente na França (na época suspeitavam da capacidade dos engenheiros brasileiros). O tronco feito in loco.

Curiosidade: Os braços abertos significam o Cristo abraçando o país. Antes a ideia era de em uma das mãos estar segurando um globo terrestre e na outra uma cruz. O artifício do abraço agradou mais a população.

cristo-blog-da-engenharia
Imagem: brafft.com

cristo-blog-da-engenharia
Imagem: lazypenguins.com

+ Estátua da Liberdade

Os norte-americanos propagam uma ideia muito forte de liberdade. Isso está envolvido de forma marcante com pensamentos da revolução francesa e a independência dos EUA acentuando assim a afinidade entre os estados. Objetivando fixar as boas relações entre os países foi decidido pela França presentear os americanos com a construção do monumento. A montagem também em três etapas: a base ficou a cargo dos americanos. A estrutura e toda a “casca” a cargo dos franceses.

Curiosidade: A estátua foi montada por partes utilizando uma base estrutural de aço. Esta projetada por Alexandre Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel.

liberdade-blog-da-engenharia
Imagem: untappedcities.com

liberdade0blog0da0enganheria
Imagem: bluenationreview.com

+ Bônus:

Comparativo entre o tamanho de grandes estátuas:

estatuas-blog-da-engenharia
Imagem: oglobo.com.br (modificado)

Fonte: Mundo Estranho, O Globo
 

Postagens Relacionadas