Categorias

O perfil de um estudante da área de Engenharia de Produção

Os engenheiros são, por definição, pessoas de raciocínio lógico e habilidade em cálculos matemáticos prontas para solucionar problemas. Outra capacidade de seu perfil é a de saber transferir as ideias da prancheta para o mundo real, transformando números em processos eficientes e produtos funcionais.

Mas não basta ser bom apenas em exatas. “Atualmente, não é só gostar de física e matemática. O estudante precisa gostar de cultura e conhecer sistemas econômicos de outros países, como a China”, explica o professor José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da USP (Poli/USP).

Ele também ressalta que esse não é um campo apenas para homens. “As mulheres precisam entender que engenharia também é para o sexo feminino, embora elas representem apenas 25% dos estudantes na Poli/USP. As mulheres têm vantagem se adaptarem facilmente e terem facilidade de se expressar”, afirma.

O professor José Roberto comentou outras características importantes para um bom engenheiro. Leia a entrevista:

Que competências e habilidades o estudante de Engenharia precisa ter?

O aluno deve ter um bom entendimento de ciências e fundamentos matemáticos, mas também de perspectivas sociais e econômicas. Ele precisa gostar de politica e economia e demonstrar conhecimento em tecnologia e computação. Também compreende o conceito de sustentabilidade e se preocupa com o meio ambiente.

E quais são as características mais importantes a quem decide seguir uma carreira nessa área?

Ao se formar, esse profissional vai trabalhar em uma equipe multidisciplinar, em um projeto globalizado. Ele não é mais aquele que fica no canto fazendo conta; agora, faz parte de um processo do qual participam profissionais de outras áreas.

Isso exige competências de liderança e planejamento de projetos, além de a pessoa precisar ser flexível e saber se comunicar bem, trabalhar em equipe e estar aberto a outras culturas. A criatividade também é fundamental para um engenheiro, pois faz parte de seu trabalho resolver problemas. E ter fluência em outra língua, de preferência somada à experiência em intercâmbios, também é muito importante.

Via: Guia do Estudante

Postagens Relacionadas