O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Petrobras terá usina solar no Rio Grande do Norte

Na última quarta-feira (4). a Petrobras anunciou que recebeu o parecer positivo da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma usina de energia solar de 1,1 MW em Porto Rodrigues, localizado no Rio Grande do Norte. A energia produzida pela usina será de uso exclusivo da petrolífera, completa.
Com este parecer positivo, o projeto começará então a ser desenvolvido ainda este ano, com um custo estimado de 21 milhões, e com previsão para operação no segundo semestre de 2014.

Segundo a companhia, o desenvolvimento da usina irá contribuir muito para o aperfeiçoamento dos dados públicos sobre geração de energia fotovoltaica, para a expansão da rede de laboratórios de ensaios, certificação de equipamentos, e também para a formação de profissionais de nível técnico superior dedicados nesta área.
Para fase de testes e estudos da Petrobras, será instalada uma plataforma experimental de 10kW, um modelo de usina, no Laboratório de Potência e Energias Renováveis do Depto. de Engenharia Elétrica da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
O Centro de Tecnologias Renováveis do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), núcleo de pesquisa e formação da Petrobras em parceria com o Senai, instalado em Natal, será capacitado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para a realização de serviços de prospecção solar.
O projeto foi aprovado na chamada pública da Aneel nº 013/2011 (Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira), que recebeu 18 propostas, totalizando investimentos de R$ 395,9 milhões. Dessas 15 foram aprovadas e três ainda estão em análise por áreas técnicas da Aneel, do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), segundo a Petrobras.
 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese