Categorias

Polêmica dos saquinhos plásticos: Como são feitos os saquinhos?

Para começar a falar dos diferentes saquinhos plásticos e da polêmica de proibir um tipo prá incentivar outro tipo, devemos primeiro tratar da fabricação dos mesmos.

Começando por um equipamento inventando por Arquimedes A.C.: Rosca Arquimedeana (também conhecida como Rosca Transportadora). Desde então, quando necessário o transporte de água de um rio para um nível mais alto, para irrigação ou abastecimento de alguma edificação, o método mais rápido e prático era através da ferramenta citada anteriormente.

 
Rosca arquimedeana para levar água para outros níveis
A rosca arquimedeana é basicamente um “parafuso” grande rodando dentro de um tubo, transportando a água para cima. A maneira para dar certo é aumentar a rotação da rosca, sendo ela mais rápida do que a velocidade da água voltando, escoando pelas paredes do tubo. Um bom vídeo explicativo, mostrando um sujeito girando uma rosca arquimedeana para levar água de um rio prá um sistema de irrigação, você pode ver clicando aqui. Um outro vídeo, muito bem sacado, faz uma rosca arquimedeana com uma concha circular aqui. Se você quiser brincar um pouco com seu filho, este site mostra como fazer uma rosca arquimedeana para levar cereais matinais para o prato com uma garrafa PET. Se cereais podem ser transportados, outros sólidos também. Ovos, ração animal e polímeros são carregados por uma rosca arquimedeana durante a sua elaboração.
 
Animação de uma rosca arquimedeana em funcionamento
A maioria dos materiais poliméricos que usamos passaram em algum momento por um processo que usa a rosca arquimedeana: a extrusão! Extrusão significa, em tradução livre, empurrar para fora (trudere = empurrar e ex = fora), e consiste de uma rosca arquimedeana que empurra o material polimérico para dentro de um tubo aquecido que termina em um orifício chamado matriz, como na figura abaixo.
 
Representação de uma extrusora, mostrando a entrada de polímeros à esquerda, uma rosca arquimedeana no meio e a saída (matriz) à direita.
Para fazer os saquinhos plásticos, a saída da extrusora tem um orifício diferente, um anel, por onde sai o polímero fundido, que logo que sai é submetido a uma tremenda sacada: ele é soprado por dentro desse anel (olhe o detalhe duas figuras para baixo), expande e começa a formar um tubo que depois vai virar saquinho plástico. Na figura abaixo vai uma representação do conjunto todo.
 
Processo de extrusão com sopro para formar filmes para sacolinhas plásticas.

E abaixo um close da saída do material polimérico fundido (chamado matriz) para formar um balão com o ar soprado bem no meio da saída.

 
Close da saída do material polimérico fundido para formar o balão que acaba como saquinho plástico.
Abaixo segue um pequeno filme retirado do YouTube, com fabricação de sacola plástica preta de lixo. Depois de 23 segundos aparece o balão de polietileno que saiu da extrusora e foi soprado.
Postagens Relacionadas