Categorias

Projeto da nova fachada da Fundação Cásper Líbero ganha prêmio de arquitetura

No dia 20 de setembro, a Fundação Cásper Líbero foi premiada durante a 9ª Edição do Grande Prêmio de Arquitetura Coorporativa, considerado o maior da América Latina. O prêmio foi entregue ao presidente Paulo Camarda e à superintendente patrimonial Angela Esther de Oliveira.
O projeto da nova fachada do prédio conquistou a vitória na categoria Profissional Retrofit, termo que significa o processo de modernização de um antigo edifício. Conduzido pela Superintendência Patrimonial e pelo escritório Candusso Arquitetos, o plano visa a alterar o prédio, mas conservando suas principais características.
Localizado na Av. Paulista nº 900, o edifício é um importante símbolo da avenida: um dos principais pontos para diversas manifestações e encontros da cidade. Projetado pelo engenheiro e ex-prefeito Figueiredo Ferraz, foi construído para ser o maior prédio em concreto armado do mundo, contudo, mudanças durante a obra fizeram com que ele ficasse reduzido em altura e nunca fosse finalizado.
A proposta do escritório é manter a transparência da fachada e criar elementos arquitetônicos verticais que servirão de shafts para a distribuição do ar condicionado central, alterando as máquinas individuais que ao longo dos anos foram sendo implantadas de maneira aleatória.
A reforma segue as tendências contemporâneas de arquitetura: serão criados terraços com jardins ao longo de alguns andares, alterando a volumetria, mas respeitando o conjunto do frontispício. Essas mudanças estéticas têm o intuito de refletir valores e ideais da instituição e fortalecer a marca Cásper Líbero.
Foto: Divulgação
Imprensa Casper Libero
Via Brasil Engenharia 

Postagens Relacionadas