Categorias

A pergunta de 1 milhão de reais (e que você precisa saber a resposta)

Estamos vivendo uma situação inédita no mundo e tenho uma pergunta para lhe fazer: Como será o novo mundo após essa pandemia?

O nosso assunto hoje é focado nas mudanças tecnológicas e comportamentais. De repente, tivemos nossas rotinas transformadas. A maneira que trabalhávamos, a maneira que nos relacionávamos, a maneira que fazíamos coisas simples como compras em supermercados.

Como em um piscar de olhos, todos tiveram que se movimentar! Empresas caíram em home office, lojas que ainda não utilizaram serviços de entregas, escolas e universidades que ainda não possuíam alternativas como o ensino a distância, tiveram que se adequar!

E o que podemos perceber com tudo isso? Eis que temos a tal pergunta cuja resposta pode valer 1 milhão de reais.

Primeiramente, com toda certeza o mundo ficará mais digital. Hábitos que adquirirmos nesse período, talvez não retornarão ao que eram antes. Definitivamente a forma de trabalhar, comprar e aprender, não serão mais as mesmas!

Além disso, daremos mais valor as coisas simples como a família, daremos mais valor a encontro com amigos e aproveitar melhor o tempo longe do celular. Entenderemos que para quem quer aprender, não há limites e que é possível sim aprender a distância. Também perceberemos quantas pessoas existem dispostas a promoverem bons conteúdos de forma gratuita.

E o profissional do futuro? O que deve mudar?

O profissional do futuro precisará continuar se desenvolvendo tanto em habilidades técnicas, quanto não técnicas. Será necessário manter o equilíbrio perfeito entre esses dois pratos e entender que independente de qual habilidades estamos falando, elas estão com prazo de validade cada vez menor!

O que você aprende hoje, se renovará com muito mais velocidade. O mundo provou ser muito pequeno e capaz de se manter integrado, conectado. Ou seja, você precisará se reinventar!

Será necessário entender como aplicar com toda essa mudança de cenário, a Comunicação, Liderança, Negociação, Trabalho em Equipe, Criatividade. Como se manter produtivo? Como se destacar? Já pensou como serão os novos processos de recrutamento?

Pense da seguinte maneira, o ano de 2020 pode recomeçar a qualquer momento! Escreva novos objetivos, tire planos do papel, busque se desenvolver, se informe, esteja preparado! Afinal, o tempo está passando…

E quanto as Soft Skills?

Imagine só, elas já são difíceis de serem desenvolvidas, mensuradas em condições ideais de temperatura e pressão. Consegue imaginar como elas ficarão?

O quanto é difícil conseguir que uma mensagem seja transmitida a um número grande de pessoas sem tantas interferências e garantindo o alinhamento geral de todos sobre um tema? Como podemos melhorar a nossa comunicação e nos adaptar?

Direcionar, engajar, motivar, inspirar e reconhecer uma equipe pode ser algo muito difícil de ser realizado no dia a dia, presencialmente.  Como será ter que fazer isso a distância? Imagine como será um bom líder?

Quem nunca fez uma reunião improdutiva? Que no final nada foi decidido, nenhum assunto foi direcionado, sem planos de ação e principalmente sem a menor expectativa do problema ser resolvido? Se esse é um problema que podemos presenciar em carne e osso, imagine se não pudermos estar presentes?

As organizações precisarão de um Soft Skill fundamental que é a resiliência, não muito diferente do que você, profissional, também precisará! Assim, cada vez mais ecossistema integrados e colaborativos passarão ser o novo contexto de negócios, ou seja, estamos falando de colaboração ou outro Soft Skill conhecido como: trabalho em equipe.

Eu só sei te dizer uma coisa: Fique tranquilo, VOCÊ ESTARÁ PREPARADO!

Vem com a gente?

Estamos iniciando uma nova série de textos sobre como se preparar para esse mundo que há de vir! E para iniciar essa jornada, sugiro que você leia o nosso último artigo sobre empatia aqui no Blog da Engenharia.

Postagens Relacionadas