Categorias

Apollo 13: Curiosidades sobre a missão que falhou mas deu “certo”

Em abril de 1970, a NASA lançou a missão Apollo 13, que acabou sendo lembrada como um dos maiores desafios da história da engenharia.

A missão

Durante a missão, uma explosão a bordo da nave espacial Apollo 13 causou uma série de problemas que desafiaram a habilidade e a criatividade dos engenheiros da NASA para trazer os astronautas em segurança de volta à Terra.

A missão Apollo 13 foi a sétima missão tripulada do programa Apollo e a terceira a pousar na Lua. O objetivo da missão era explorar o Fra Mauro, uma região da Lua onde uma missão anterior, a Apollo 12, não conseguiu pousar devido a problemas de orientação. A tripulação da Apollo 13 era composta pelo comandante Jim Lovell, pelo piloto do módulo de comando Jack Swigert e pelo piloto do módulo lunar Fred Haise.

No segundo dia da missão, enquanto a nave estava a cerca de 321.869 km da Terra, uma explosão ocorreu no módulo de serviço da nave, danificando os tanques de oxigênio e provocando uma perda significativa de energia elétrica. O oxigênio e a energia elétrica eram essenciais para a sobrevivência dos astronautas, bem como para a manobra de retorno à Terra.

Os engenheiros da NASA na Terra foram rapidamente alertados sobre o incidente e iniciaram uma corrida contra o tempo para encontrar soluções para os problemas que estavam ocorrendo na nave. A tripulação da Apollo 13 também trabalhou para consertar o máximo de danos possível e para economizar energia e oxigênio.

Foto: NASA

6 curiosidades sobre a missão Apollo 13

1- O número 13

Muitas pessoas consideram o número 13 um número de azar, e isso também se reflete na missão Apollo 13. De fato, a NASA tinha considerado mudar o nome da missão para evitar qualquer associação com a superstição do número 13, mas decidiu manter o nome original. A missão foi lançada em 11 de abril de 1970, às 13h13min, o que aumentou ainda mais o simbolismo do número 13.

Foto: Wikipédia

2- A escolha dos astronautas

A tripulação original da missão Apollo 13 era composta pelo comandante Alan Shepard, pelo piloto do módulo de comando Stuart Roosa e pelo piloto do módulo lunar Edgar Mitchell. No entanto, Shepard foi diagnosticado com uma doença e foi substituído pelo comandante Jim Lovell. Roosa e Mitchell também foram substituídos pela tripulação de backup, Jack Swigert e Fred Haise, respectivamente.

Foto: NASA

3- O módulo lunar

O módulo lunar da Apollo 13 foi chamado de Aquarius, nome escolhido pelo astronauta Gus Grissom, que havia morrido na missão Apollo 1. Grissom havia escolhido o nome Aquarius para refletir a ideia de um novo começo, já que a missão Apollo 1 havia sido interrompida tragicamente. A escolha do nome Aquarius acabou sendo muito apropriada para a missão Apollo 13, já que a nave teve que ser usada como um “bote salva-vidas” para os astronautas.

Foto: NASA

4- O filme Apollo 13

Em 1995, o diretor Ron Howard lançou o filme Apollo 13, que conta a história da missão. O filme é baseado no livro “Lost Moon”, escrito pelo próprio Jim Lovell, e é estrelado por Tom Hanks como Lovell. O filme foi aclamado pela crítica e recebeu nove indicações ao Oscar, ganhando duas estatuetas.

Foto: PrimeVideo

5- A experiência do comandante Jim Lovell

Jim Lovell, o comandante da missão Apollo 13, foi um dos astronautas mais experientes da NASA. Antes da Apollo 13, ele havia participado das missões Gemini 7, Gemini 12 e Apollo 8. Lovell é também um dos poucos astronautas a ter voado em quatro missões espaciais diferentes. Decorrente aos problemas na missão Apollo 13 ele não conseguiu pisar o pé na lua.

“Meu objetivo profissional era pousar na lua. Acho que teria me aposentado alguns anos depois disso, mas não o fiz. Por cerca de cinco anos, fiquei meio desapontado”

Jim Lovell
Foto: Nasa

6- O problema com a válvula do tanque de oxigênio

A explosão que ocorreu na Apollo 13 foi causada por um problema com a válvula do tanque de oxigênio do módulo de serviço. A válvula foi danificada durante o processo de preenchimento do tanque, o que levou a um aumento da pressão e, eventualmente, à explosão. A causa exata do dano à válvula ainda é motivo de debate entre os engenheiros e especialistas da NASA. Alguns acreditam que a válvula estava defeituosa desde o início, enquanto outros acreditam que ela foi danificada durante o processo de instalação. De qualquer forma, a explosão foi um evento catastrófico que colocou em risco a vida dos três astronautas a bordo.

Conclusão

Essa missão é um dos momentos mais memoráveis da história da exploração espacial. Além dos desafios técnicos e engenharia envolvidos na missão, há muitas curiosidades interessantes associadas a ela, desde o número 13 e a escolha dos astronautas até a improvisação dos engenheiros e a famosa frase “Houston, we have a problem”. A missão Apollo 13 é um exemplo de como a criatividade e a determinação podem superar até mesmo os maiores desafios. E, acima de tudo, é uma homenagem aos astronautas da Apollo 13 e a todos os engenheiros e cientistas que trabalharam incansavelmente para garantir seu retorno seguro à Terra.

Postagens Relacionadas