Categorias

Avião presidencial americano – Air Force One?

Quando se fala em avião presidencial dos Estados Unidos, logo vem a nossa cabeça o Air Force One, aquele 747 imponente, de cor azul e branco. Porém, engana-se quem pensa que esse é o nome dessa aeronave.

O avião

Os dois Boeings 747-200B idênticos, com números de série 28000 e 29000 e designação militar VC-25A, chegaram para prestar serviço aos Estados Unidos no ano de 1990, durante o governo de George H. W. Bush.

Os dois gêmeos: 28000 e 29000.

Os gigantes, com 371 metros quadrados cada, ficam guardados sob forte esquema de segurança na Base Aérea de Andrews, próximo a capital, Washington.

Air Force One

Embora o termo Air Force One seja utilizado por muita gente para nomear aqueles aviões azuis e brancos da presidência americana, essa expressão é dada para qualquer aeronave da Força Aérea em que o mandachuva dos EUA esteja a bordo.

Por outro lado, caso o avião utilizado seja do Exército ou dos Fuzileiros Navais, a denominação passa a ser Army One e Marine One, respectivamente.

Ex-presidente americano Barack Obama desembarcando do Marine One.

Assim também, Air Force Two, Army Two e Marine Two são usados quando o vice-presidente está a bordo.

Ou seja, esses termos são apenas indicativos de chamadas para comunicação entre os centros de controles aeronáuticos.

Modificações

Considerado os aviões mais seguros do mundo, os VC-25A são altamente modificados. Tem capacidade para voar durante meses sem parar, precisando apenas ser reabastecido em voo. Possui avançados equipamentos de comunicação, para ser usados sempre que necessário.

É preparado para se transformar num centro de comando móvel, caso alguma emergência aconteça. Também tem um sistema de defesa de última geração, sendo capaz de resistir a um pulso eletromagnético, gerado por uma detonação nuclear.

Conta ainda com uma suíte presidencial, sala de conferências, um setor médico capaz de se transformar em uma sala de cirurgia e uma UTI, duas cozinhas completas, escritórios e espaços para a comitiva do presidente.

Cômodos dos VC-25A.

Há 85 linhas telefônicas e 20 televisões de 43 polegadas. Enfim, uma Casa Branca voadora.

Postagens Relacionadas