Categorias

O que são as fintechs

Muitas pessoas tem curiosidade em saber o que são as fintechs, afinal de contas, o termo tem sido muito comentado nos últimos tempos. Mas ao contrário do que muitos pensam, as fintechs não algo além de nossa realidade.

Isso porque elas são simplesmente empresas que trabalham com produtos financeiros. Contudo, a sua maior diferença está no modo como elas prestam este tipo de serviço, uma vez que utilizam recursos tecnológicos para isso.

Mas existem muitas outras curiosidades e benefícios por trás do que são as fintechs. Por isso, separei esse post em 3 segmentos! Confira:

o que são as fintechs

O que são as fintechs?

Fintechs são empresas que possuem uma alta base tecnológica. Trata-se, nesse sentido, de um modelo escalável que oferece produtos na área financeira.

Para tanto, elas utilizam tecnologia machine learning e inteligência artificial. Desse modo, elas conseguem oferecer aos seus clientes novas experiências em se tratando de produtos financeiros.

Além disso, podemos considerar que as fintechs são, na verdade, bancos online.

Elas chegaram então para substituir as agências bancárias físicas. Também chamam muito à atenção dos clientes pois oferecem comodidades e benefícios jamais vistos antes.

Portanto, a fintech basicamente consiste em um banco online, que tem como foco, oferecer ainda mais benefícios do que um físico.

Tipos de fintechs

Além de entender o que são as fintechs, é preciso que você compreenda que elas se manifestam de diversas formas. Veja abaixo os tipos de fintechs que podemos encontrar no mercado:

Fintechs de pagamento

São as fintechs que fomentam a venda e pagamento online através de serviços específicos, como é caso dos cartões de crédito.

Nesse sentido, podemos citar como pioneira nesse ramo a Nubank, que além de oferecer o serviço de cartão de crédito, ainda oferece taxas menores do que os de um agência física.

Fintechs de empréstimo

o que são as fintechs

São fintechs que oferecem serviço de crédito e geralmente cobram juros menores. Contudo, uma de suas principais vantagens é a avaliação financeira rápida e envio de documentos via e-mail.

Ao contratar este tipo de serviço, e quando aprovado, o dinheiro tende a cair na conta em um tempo menor.

Um dos maiores exemplos de o que são as fintechs de empréstimo é a Geru.

Fintechs de crowdfunfding

O nome pode até parecer complicado, mas entende o que é esse tipo de fintech não é.

Trata-se de fintechs de financiamento coletivo que facilitam o processo de abertura de um negócio. Ou seja, elas permitem que muitas empreendedores consigam abrir suas empresas, acreditando em seu potencial.

Fintechs de investimento

o que são as fintechs

Para finalizar a sua compreensão de o que são as fintechs, vamos falar das fintechs de investimento.

Este modelo permite que investidores consigam aplicar o seu dinheiro de forma segura, rápida e fácil. Além disso, conseguem oferecer diversos tipos de opções dentro desse segmento.

Os investidores então além de realizar seus investimentos, também podem acompanha-los em tempo real.

O que são as fintechs no século XXI?

As fintechs são a forma mais inteligente de administrar o seu dinheiro. Em uma era onde tudo é preciso ser feito de maneira rápida, elas permitem transações seguras e soluções eficientes.

Por isso, elas tem ganhado cada vez mais espaço dentro do mercado financeiro. Vale a pena conhece-las.

Postagens Relacionadas