BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Volta as aulas! Como se organizar para mais um semestre?

Janeiro já se foi, e junto dele as férias também. E para você que vai começar mais um semestre de aulas, confira algumas dicas para entrar com o pé direito em mais um ano letivo!

Organizando a casa

Assim como iniciamos o ano dando aquela geral na casa, doando roupas que não usamos mais, mudando os móveis de lugar, não tem como ser diferente na vida acadêmica.

Então, que tal se sentar no seu canto de estudos, e fazer aquela faxina? É fato, que durante a faculdade, viramos acumuladores de papel. Então minha dica é, separe tudo o que não for mais útil para você, com espírito de desapego mesmo! Sem essa de ficar pensando que vai usar aquela lista de Cálculo I, daqui uns cinco anos.

Transforme tudo o que realmente achar útil, em arquivos eletrônicos, e monte pastas em seu computador, separando por semestre e por matérias.

Voltando a rotina!

Férias é sinônimo de não termos horários definidos, obrigações diárias, e aquela rotina louca de um estudante de engenharia.

Mas como tudo o que é bom acaba cedo! Chegou a hora de voltar para os trilhos. Comece regulando seus horários de dormir e acordar, assim seu corpo vai se acostumando novamente (mesmo que durante o semestre dormir oito horas por dia seja impossível).

De acordo com seus horários de aula e trabalho (caso você trabalhe), defina um cronograma principal, com as tarefas essenciais do dia a dia que não podem deixar de serem feitas, como por exemplo, aqueles trinta minutos de exercícios físicos.

Vale lembrar que você é uma pessoa só, então se organize e defina prioridades na sua rotina!

Mais um semestre de aulas online, e agora?

Como estamos em meio a uma pandemia, quase 100% das aulas retornarão de forma online, como no último ano.

Bom, mas isso não quer dizer que você vai relaxar, as dicas anteriores devem ser aplicadas nesse cenário também!

Aulas online
Fonte: Shutterstock
  • Defina seu espaço de estudos, onde você terá total liberdade de falar com seus professores e colegas sem ser interrompido;
  • Faça anotações durante as aulas, isso o ajudará a prestar mais atenção e a não desviar o foco;
  • Seja mais participativo, pergunte, debata com seus colegas e professores, aproveite cada minuto da aula, pois aqui, não existirá o intervalo para correr atrás do professor e tirar aquelas dúvidas;
  • Fique o mais confortável possível, afinal de contas, você está em casa! mas sem essa de ver as aulas deitado na cama;
  • Deixe o celular longe durante o período das aulas;
  • Marque alguns horários de estudo com seus colegas, se encontrem por vídeo chamada e aproveitem para resolver aqueles exercícios antes da prova.

Semestre novo, metas novas!

Assim como você definiu metas para sua vida profissional e pessoal, com certeza na sua lista devem ser incluídos novos objetos para a vida acadêmica!

É super clichê, para quem já ingressou no curso, falar a famosa frase “no próximo semestre irei estudar mais!”. E aí? Você estou mesmo!?

Ainda dá tempo, de mudar vários costumes que vão criamos durante os anos na faculdade. Comece realmente listando tudo o que precisa mudar!

Precisa estudar mais? Então coloque essa meta como uma tarefa essencial no seu dia a dia. Quer recuperar aquela matéria que pegou DP? Pense em todos os pontos que teve dificuldade nessa disciplina, e foque nelas durante o semestre.

Sempre teve vontade de participar de algum projeto desenvolvido no seu curso? Então pense que você precisará dedicar mais tempo do que o normal, porém conseguirá aplicar muita coisa que já aprendeu durante o curso. É sempre possível!

Posso dizer que a palavra aqui é se REINVENTAR! Mudar os hábitos não é nada fácil, porém com o passar dos dias, você verá o quanto as novas escolhas facilitarão a sua vida.

Aqui estão apenas algumas dicas, das quais são essenciais para qualquer estudante, que já esteja ingressado ou que está ingressando no mundo acadêmico. Mas caso você tenha alguma coisa que o auxilia no seu dia a dia, compartilhe através dos comentários.

E um ótimo semestre a todos!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!