Categorias

5 HABILIDADES QUE DARÃO DESTAQUE PARA ENGENHEIROS NO PÓS PANDEMIA

Primeiramente, é importante informar que a pandemia intensificou a taxa de desemprego, chegando a ser de 14,6% no Brasil. Um marco histórico, e infeliz. Por este motivo, trago esta matéria para citar para vocês habilidades que possam prevenir o desemprego e abrir novas oportunidades, se você realmente estiver buscando se diferenciar.

No final de 2020 o Fórum Econômico Mundial (FEM) publicou “O relatório do futuro do trabalho” onde descreveram 15 habilidades principais que profissionais de diversas áreas podem/devem estar desenvolvendo, pelo fato de estarem em alta até 2025.

5 HABILIDADES QUE DARÃO DESTAQUE A ENGENHEIROS NO PÓS PANDEMIA

Portanto, selecionei 5 habilidades (não que as outras não sejam importantes) focando na carreira de engenharia. É importante destacar que existem dois tipos de ações a partir do conhecimento dessas habilidades: desenvolvê-las ou aprimorá-las, esta última para aqueles profissionais que já possuem as mesmas.

Essa busca para o desenvolvimento e/ou aprimoramento dessas características pode ser alcançada através de cursos, vivencias propositais que o profissional pode estar se colocando e por meio de aprendizados diários, tanto por meio de diálogos com profissionais mais experientes como por ações tomadas.

Quais serão essas habilidades? Anota aí!

Estão prontos para conhecer as 5 habilidades?

Essas 5 habilidades selecionadas por mim estão nos grupos das soft skills [habilidade comportamentais] como das hard skills [habilidades técnicas], e são:

  • 1: Pensamento analítico e inovação.
  • 2: Uso, monitoramento e controle de tecnologias.
  • 3: Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
  • 4: Inteligência emocional.
  • 5: Programação.

Em conclusão, o mesmo relatório exclama que essas habilidades não são necessariamente pré-requisitos para a conquista de vagas disponíveis no mercado de trabalho. Porém, o desempenho do profissional na empresa a longo prazo é estabelecido pelo domínio dessas competências.

Além disso, para mais matérias sobre mercado de trabalho, é só ficar de olho aqui no Blog da Engenharia. Fica a dica, eterniza quem quer.

 

Postagens Relacionadas