Categorias

Agricultura Indoor, Fazenda vertical e Plant factory – o que são?

Uma pesquisa da Embrapa Hortaliças em parceria com a empresa 100% Livre, tem como objetivo elaborar sistemas de produção de diferentes culturas de hortaliças em ambiente controlado, um sistema de agricultura indoor, tipo vertical farm, plant factory e pink house.

Antes de mais nada, é importante falar de que se trata de um cultivo sem solos ou substratos, com iluminação artificial com painéis de LED e controle atmosférico e de temperatura e umidade, em estruturas fechadas! É conhecido fora do país como Controlled Environment Agriculture (CEA) ou pink house.

Tendência futura? sim ou claro!

Vertical farm
Fonte: Embrapa 2020.

Experimento

Sendo assim, um estudo em 48 metros quadrados, composto por dois contêineres modificados, foi feitos experimentos em abril de 2020 no Laboratório de Agricultura em Ambiente Controlado da Embrapa Hortaliças.

Os experimentos são votados para a adequação da produção das culturas, para maximização do potencial. Todavia, o cultivo vai desde folhosas (alface e rúcula), frutos (tomate, morango e pimentão), Temperos (manjericão, coentro e salsa) e futuramente microgreens.

Logo, com dois tipos de sistema de cultivo: um plant factory (única camada) para hortaliças de frutos e outro de vertical farm (andares) para folhosas. Para que seja viável economicamente, a escolha das espécies é um dos periciais fatores. Se necessita de cultivos de produção curta, de várias safras e com valor agregado mais alto.

Agriculture

Formas de Vertical Farm (Agriculture)

Enfim, são 4 tipos: Agricultura de teto (rooftop farming), Agricultura em ambiente controlado (controlled environment agriculture), Agricultura vertical (vertical farming) e Fábrica de plantas (plant factory).

Agricultura de teto: geralmente sem solo, realizado sobre o teto de edifícios como arranha-céus e shoppings, aproveitando a iluminação natural. O plantio pode ser a céu aberto ou protegido.

Agriculture

Assim, agricultura em ambiente controlado: forma de cultivo em ambiente fechado em que se otimiza artificialmente todos os fatores ambientais que afetam o crescimento e a produção vegetal (nutrientes, água, temperatura, umidade relativa, iluminação, composição do ar). Também conhecida como agricultura indoor.

Agriculture

Agricultura vertical: cultivo de plantas em camadas verticais com iluminação artificial em cada camada. Normalmente são usadas lâmpadas de menor potência. A agricultura vertical pode ser realizada em edifícios com um só andar, como armazéns, ou em vários andares.

Vertical Farm

Fábrica de plantas: agricultura em ambiente controlado em que o cultivo é feito em uma só camada com iluminação artificial no teto. Utiliza-se normalmente lâmpadas de maior potência.

Agro

Fonte: Embrapa Hortaliças, 2020.

E como ficam os nutrientes?

Enfim, são feitos de basicamente duas formas semelhantes, mas diferentes entre si, sendo via água (hidroponia) ou vapor (aeroponia). Assim, esses dois utilizam a, ou seja, mesma solução nutritiva, com nutrientes minerais solúveis em água, mas diferem na forma de aplicação.

Assim sendo, na hidroponia, a solução nutritiva percorre o fundo das calhas, enquanto na aeroponia a solução nutritiva é injetada sob pressão com equipamentos tipo nebulizador que jogam a névoa da solução diretamente nas raízes das plantas (EMBRAPA, 2020).

Benefícios:

  • Produção de hortaliças em locais fechados e dentro de centros urbanos;
  • Fazendas indoor não estão sujeitas a impactos climáticos ou sazonalidade de culturas;
  • Controle rigoroso de pragas elimina a necessidade de defensivos químicos;
  • Tecnologia permite reuso de quase toda a água empregada;
  • Solução será ideal para cidades que sofrem com restrições hídricas;
  • Ambiente de produção limpo dispensa necessidade de sanitização das hortaliças;
  • Proximidade da produção dos centros de consumo reduz perdas por transporte e perecibilidade.

Qual sua opinião sobre essa realidade de produção? Tendência? Custo alto? Estudos estão sendo feitos, logo, novidades estão por vir!

 

Postagens Relacionadas