Categorias

Barreiras nas empresas em relação à Melhoria Contínua, e agora?!

Primeiramente anote essa frase: “O obstáculo será o seu caminho”, pois as oportunidades serão seus problemas. Sendo assim, as barreiras precisam existir para serem criadas as estratégias.

Tenho certeza que se você chegou até aqui é por que também passa por essa situação. E até está perdendo o ânimo com as barreias criadas por uma força que deveria ser a primeira a apoiar, sendo ela a própria direção da empresa. Mas estou aqui para te ajudar com as experiências que tive e acredite foram várias! Vou te ajudar de como podemos juntos criar estratégias de “convencimento/persuasão” sobre qualquer ação que queria implementar da Melhoria Contínua – MC.

Vamos lá, então?! Arregaça as mangas e vamos para ação.

Quebrando barreiras!

Com a crescente busca por medidas que visem redução de custo e em paralelo organizações que,  buscam ininterruptamente aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos mantendo a qualidade dos mesmos, para assim atender as expectativas dos clientes. A Melhoria Contínua, entrou nesse processo por ter metodologias que gerenciam e contemplam toda essa necessidade.

Porém, muitos profissionais quando tentam a implementação do MC acabam enfrentando barreiras inimagináveis, e para maior surpresa deles a sua maioria se concentra na alta direção da organização, que por sua vez quer resultados mas é resiste à mudanças, inovações…

O que fazer?

“Saí da frente que atrás vem gente”! Mais uma frase para guardar (risos).  Você logicamente, não pode impor que a sua ideia seja aceita sem mostrar resultados.

Fonte: https://pt.vecteezy.com/

Agora, você deve está pensando? –  E como vou mostrar resultados, se não tenho espaço?! (escutei isso em auto e bom som, risos). Calma! Disse que vou te ajudar, e vou! Provavelmente, você conhece aliados na empresa onde quer realizar a ação do seu projeto MC, certo? Se não tem, espera mais um pouco que ao longo desse artigo a gente acha a solução para você. Contudo, se sim, faça essa ação e levante RESULTADOS com indicadores significativos e mostre aos interessados todos os ganhos e impactos.

Nesse projeto, faça uma pequena melhoria, não comece com algo grande. Para que não entre em conflito com os seus líderes, combinado?!

Deixa agora te mostrar através de estudos confiáveis as principais barreiras levantadas nas mais múltiplas empresas relacionados a  gestão de mudanças organizacionais.  

PRINCIPAIS BARREIRAS DA IMPLEMENTAÇÃO DE MC
1 – Falta de compromisso da alta gestão na implementação do projeto
2 – Falta de recursos alocados para o projeto
3 – Falta de comprometimento dos funcionários envolvidos
4 – Resistência a mudança por parte dos funcionários
5- Cronograma mal planejado.

Fonte: Osman, 2016.  Quadro modificado pela autora do artigo.

Lembrete

Você precisa ser analista, ou seja, observar todas as possibilidades de confronto e quais cartas na manga terá para convencer da sua estratégia.

Contudo, você está na empresa para gerar resultados, precisa vender seu peixe, não pode deixar que algum empecilho lhe tire do jogo. Assim, precisa saber que se quiser enfrentar um projetos MC, tem que ter o perfil e estar preparado.

Fonte: https://fansided.com/

Logicamente, que não estou falando que isso precisa ser constante. Pois, constante aqui só progresso com a Melhoria Contínua, mas que essa resistência irá existir, contudo você está mais preparado para enfrentar com argumentos e planos sustentáveis.

Portanto, agora é com você!

Postagens Relacionadas