Categorias

Como a construção civil vai liderar a retomada econômica em 2020?

Uma das alavancas do crescimento.” Esta é a definição da construção civil para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. De fato, o setor da construção civil é o principal pilar da economia não só pela importância da moradia e o anseio dos brasileiros por conquistar o imóvel próprio, mas também pela capacidade de geração de empregos. Este segmento, que representa cerca de 10% do PIB brasileiro, emprega hoje 2,3 milhões de pessoas – isso em tempos de crise. Em 2020, a indústria tem potencial para criação de 150 a 200 mil postos de trabalho formais.

Além disso, é válido ressaltar que apenas 2% do material utilizado na construção civil é importado. Se analisarmos toda a cadeia de produção, as indústrias de materiais envolvidas, veja a quantidade de emprego que é gerada, a quantidade de famílias que colhem os benefícios de um setor forte e bem estruturado. É fato que, quando a construção civil vai bem, as fábricas precisam contratar para atender toda a demanda que é gerada, e com isso, mais pessoas tem renda, consomem mais, fazendo a economia girar,  e consequentemente, trazendo crescimento para o país.

Engenheiro civil analisando a planta de um edifício - Construção Civil 2020
Engenheiro civil analisando a planta de um edifício – Construção Civil 2020

A Construção Civil nos últimos anos

A construção civil vem sendo impulsionada por alguns fatores nos últimos anos, sendo os principais: queda na inflação e o juros baixo. Essas duas questões impactam diretamente no poder de compra da população, entenda:

Um imóvel, de modo geral, costuma ser o maior investimento da vida de uma pessoa. Se a pessoa tem confiança na economia, dificilmente sentirá segurança para fazer um investimento desses. Por outro lado, a economia estando bem e o canário político estando estabilizado, o setor passa a ter grandes perspectivas de crescimento.

Retomada da construção civil no Brasil em 2020
Retomada da construção civil no Brasil em 2020

Mantendo a construção civil acelerada

Para a construção civil continuar acelerada, será preciso manter as políticas de incentivo ao financiamento, não somente de imóveis, mas de materiais e insumos também. Em março desse ano, a Caixa Econômica Federal vai lançar uma linha de crédito imobiliário com taxas de juros prefixadas – e o que significa isso? Com as taxas de juros prefixadas, você saberá exatamente quanto vai pagar ao final do financiamento, podendo calcular exatamente o tamanho da sua dívida. É claro que existe também a possibilidade de os juros diminuírem, mas a modalidade acaba animando bastante aqueles com perfis mais conservadores e cautelosos.

De outra maneira, o setor também precisa se fortalecer diante das especulações, que geral uma queda muito forte dos empregos. Diariamente nós somos bombardeados com análises de mercado que acabam provocando receio e também impedindo que bons negócios sejam feitos, por isso, é preciso acreditar no poder da construção civil e investir na capacitação da mão de obra. É, meus amigos, enquanto o setor não se atualizar às demandas de mercado, continuará perdendo boas oportunidades.

Brasil se prepara para acelerada da construção civil em 2020
Brasil se prepara para acelerada da construção civil em 2020

E para que tudo isso aconteça, você precisa ter acesso a informações do comércio, indústrias e construtora, sabendo exatamente como está o “nível de aquecimento” do mercado, sabendo quais as regiões estão com melhores oportunidades, trazendo mais agilidade para o setor. E ah, eu encontrei um sistema bem bacana chamado de Prospecta Obras, que é um sistema de captação de obras, capaz de mapear todas as obras em andamento em determinada região, utilizando um software de gestão e geolocalização, reunindo todas as informações em um só lugar, vale a pena dar uma olhada!

 

Postagens Relacionadas