Categorias

12 de Outubro – Dia do Engenheiro Agrônomo

Um dos profissionais mais versáteis do mercado, o engenheiro agrônomo mescla os conceitos das ciências humanas, exatas e biológicas.

A princípio no dia 12 de outubro é comemorado o dia do Engenheiro Agrônomo no Brasil e foi neste dia, em 1933, que essa profissão foi regulamentada, através do Decreto Federal nº 23.196/33.

Vale destacar que, das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, a primeira a ser regulamentada foi a de engenheiro agrônomo.

A profissão do presente

Ao passo que da sua regulamentação aos dias de hoje, quase um século se passou e essa foi uma das profissões que mais evoluiu nas ultimas décadas e ainda assim, continua atual e transformadora!

Nesse sentido o setor agro continua passando por profundas modificações, ou seja, estamos acompanhando uma verdadeira revolução focada na sustentabilidade e na qualidade de vida com o surgimento da agricultura digital, também chamada de Agricultura 4.0.

Fonte: https://blog.syngentadigital.ag/vantagens-agricultura-4/

Assim, as tecnologias que fazem parte do conjunto da agricultura digital provocam uma ruptura com os padrões, modelos e tecnologias já existentes.

Em contrapartida, manter-se competitivo exige renovação constante, uma vez que uma melhor produtividade deve ser sustentável e combinada à uma governança corporativa.

Fonte: www.steelbras.com.br

Todavia a governança no agro tem sido uma ótima ferramenta para lidar com novos desafios, colaborando com a organização societária, planejamento sucessório e gestão de riscos, entre outros pontos.

Da biotecnologia à alta conectividade, a agricultura 4.0, através das novas ferramentas digitais, modificam e otimizam todas as etapas do ciclo produtivo, gerando aumento da produtividade, redução de custos, agilidade e segurança alimentar.

Fonte: https://www.farmmanagement.pro/

O AGRO NÃO É TECH, O AGRO NÃO É POP, O AGRO É PAZ!

Neste ínterim o agro faz a diferença! Em 1970, Engenheiro Agrônomo norte-americano Norman Borlaug recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela sua ligação com a Revolução Verde, que contribuiu para o combate a fome no mundo.

Fonte: https://thegreenestpost.com

Semelhantemente, um Engenheiro Agrônomo brasileiro foi forte candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2021. Trata-se de Alysson Paolinelli, representante da Revolução Agrícola Tropical Sustentável que foi desenvolvida no Brasil a partir de 1970. Este modelo pode ser seguido em diversas regiões tropicais do mundo. Paolinelli defende que “Não há paz onde há fome”. Portanto “AGRO É PAZ“.

Fonte: https://www.paho.org/pt/noticias/12-7-2021-sofi-2021-relatorio-da-onu-destaca-os-impactos-da-pandemia-no-aumento-da-fome-no

Enfim, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e exportador do mundo e é o país que mais tem potencial para atender as demandas futuras.

Sob o mesmo ponto de vista, em uma sociedade que valoriza aspectos ambientais, sociais e culturais, o Engenheiro Agrônomo é um dos grandes agentes transformadores do campo e da cidade, promovendo comunidades mais Humanas, Eficientes, Sustentáveis e uma vida melhor para todas as pessoas!

PARABÉNS AOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS!

Postagens Relacionadas