Categorias

Abraçando o Futuro: Mulheres na Engenharia Avançam na USP de São Carlos

O mundo da engenharia tem sido tradicionalmente dominado por homens, mas isso está mudando. Um dos catalisadores dessa mudança é o projeto “Elas na Engenharia” da Escola de Engenharia de São Carlos, parte da renomada Universidade de São Paulo (USP).

Este projeto notável não apenas incentiva, mas também proporciona uma plataforma significativa para as mulheres na engenharia. Com 30 vagas disponíveis para alunas do 2º ou 3º ano do ensino médio, o projeto permite que as jovens mulheres tenham uma visão prática da carreira de engenharia, desmistificando a noção antiquada de que a engenharia é “apenas para homens”.

Projeto da USP incentiva estudantes a conhecer a carreira de engenharia — Foto: Engetex/Arquivo

Uma Iniciativa Inovadora

A iniciativa foi lançada com o objetivo de incentivar as alunas a considerarem uma carreira na engenharia. Assim, ao se inscreverem no projeto, as alunas têm a oportunidade de se familiarizar com o cotidiano universitário e as atividades extracurriculares na USP.

As atividades práticas que as participantes desenvolverão incluem visualização 3D, eletrônica, a química presente no cotidiano e estruturas geotécnicas. Além disso, elas se imergirão na atmosfera universitária, participando de atividades extracurriculares com os alunos da USP.

Como Se Inscrever

Metade das 30 vagas disponíveis é para a ampla concorrência e a outra metade é reservada para candidatas de escolas públicas, incluindo PPI (candidatas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas).

Além disso, a classificação para as vagas é baseada na média ponderada das candidatas durante o ensino médio, comprovada através do boletim escolar. O processo de inscrição é feito online e o prazo é até 15 de agosto.

Os resultados da seleção serão divulgados até o dia 21 de agosto, através do e-mail das candidatas. Os selecionados deverão realizar a matrícula entre os dias 24 e 28 de agosto de 2023.

Este projeto marca um passo importante para a inclusão e a diversidade no campo da engenharia. Aqui no Blog da Engenharia, aplaudimos esta iniciativa e incentivamos todos os nossos leitores a se manterem informados sobre tais oportunidades. Visite nosso blog regularmente para mais conteúdo inspirador e informativo voltado para a engenharia.

Leia também: https://blogdaengenharia.com/noticias/justica-brasileira-esta-recrutando-engenheiros-ao-redor-do-pais/

Postagens Relacionadas