Categorias

Engenharia civil: projetos de pesquisa e ideias para TCC na área

O mês de outubro é um mês amplamente conhecido, tanto no Brasil quanto no mundo, pela sua tradicional comemoração do dia 31: o halloween. 

Apesar de ser uma comemoração oriunda da cultura norte-americana, atualmente existem diversos países em todo o mundo que aderiram ao feriado e costumam realizar comemorações inspiradas no halloween estadunidense.

Contudo, no dia 25 de outubro, como uma data um pouco menos conhecida, temos o Dia do Engenheiro Civil, que é determinado legalmente pela lei 13.159/2016, de acordo com a plataforma do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul.

Pensando nisso e, claro, na importância e popularidade do curso de Engenharia Civil para a sociedade, hoje iremos discutir e analisar um pouco mais sobre a estrutura dos cursos de Engenharia Civil ao redor do país e, também, analisar alguns possíveis projetos na área.

Ainda, temos conhecimento das diversas adversidades enfrentadas pelos universitários ao longo de seus anos de graduação, que variam de pontos desde prazos, trabalhos em grupos até o domínio das normas da ABNT para seus projetos acadêmicos.

Logo, também veremos um pouco mais sobre a questão burocrática em relação a projetos acadêmicos, de maneira geral, como por exemplo um modelo de epígrafe de TCC nas normas da ABNT e até a obtenção de bolsas em projetos de iniciação científica.

A engenharia civil na sociedade 

Sendo um dos cursos mais populares e concorridos de todo o país, referências à Engenharia Civil não faltam na cultura popular e no imaginário da sociedade mundial.

Obras como a Torre de Piza, estádios de futebol espalhados pelo Brasil e diversos outros projetos arquitetônicos que podem ser vistas em filmes e documentários, como por exemplo, trabalhos de Oscar Niemeyer e até as pirâmides do Egito fascinam a mente das pessoas.

Logo, não é de se espantar que, além de um dos cursos mais populares e concorridos de todo o país, os Engenheiros Civis possuem uma atuação essencial na sociedade e, consequentemente, uma das profissões mais valorizadas economicamente de todo o país.

Estrutura dos cursos de engenharia civil

Um detalhe essencial sobre a carreira é que, ao contrário de muitos cursos, onde a formação de professores é possível através das modalidades de licenciatura, as engenharias são focadas na formação de bacharéis, que irão atuar mediante às necessidades do mercado e da sociedade, caso a sua atuação seja no setor público.

Além disso, para se tornar um bacharel em engenharia civil, é necessária a obtenção do diploma ao final da graduação, que tende a durar cinco anos, em média.

Quanto às disciplinas que são vistas no curso superior de engenharia civil, os alunos que optarem por este curso verão diversas matérias oriundas da Física, da Matemática e da Química.

Portanto, o curso é recomendado para alunos que possuam afinidade e prazer ao trabalhar com números, visto que muitos cálculos são realizados por este profissional.

Ao longo dos cinco anos de graduação em engenharia civil, algumas das disciplinas que serão vistas pelos alunos são:

  1. Construção Civil e Urbana
  2. Rodovias e Transportes
  3. Estruturas e Fundações
  4. Solo e Geotecnia
  5. Estática das Estruturas
  6. Desenho Técnico
  7. Hidráulica
  8. Resistência de Materiais
  9. Mecânica de Solos
  10. Estruturas de Concreto, Madeira e Aço

E diversas outras, porém, através destas já é possível observar a natureza oriunda das ciências exatas presentes no curso, especialmente a Física e a Matemática.

Dessa forma, se você é um clássico caso de aversão a números, os cursos de engenharia, sobretudo a engenharia civil, não são os mais recomendados.

Projetos de pesquisa e possíveis TCC na área

Fora os detalhes burocráticos presentes no curso de graduação, as possíveis áreas de atuação para o engenheiro civil são vastas, de maneira que estes profissionais podem atuar nas áreas de Inspeção, Perícia, Saneamento, Construção, Transportes e diversas outras.

Então, os possíveis projetos acadêmicos para os engenheiros civis são vastos e alguns exemplos e ideias de projetos que podemos evidenciar são:

  • Princípios da engenharia sanitária em construções
  • Abastecimento de água
  • Estratégias para o uso de vigas
  • Fundações com areia e argila
  • Análise da dosagem de concreto para a construção de fundações
  • Umidade e infiltrações em estruturas de concreto armado
  • Recuperação predial
  • Impactos dos caminhões em obras de construção civil
  • Soluções para problemas de bifurcação inelástica
  • Pesquisa em edifícios super altos
  • Novos sistemas estruturais em aço

Através destes exemplos, além de analisar a grade curricular dos cursos de engenharia civil, é possível visualizar um pouco mais da atuação destes profissionais e da importância dos engenheiros civis para a manutenção de obras públicas e privadas.

Logo, não perca tempo, se você possui interesse neste campo e pensa em cursar engenharia civil futuramente. Não deixe de buscar universidades de excelência na área e outros dados, como inscrições e concorrência dos cursos!

Continue no site!

Postagens Relacionadas