Categorias

TOP 7 Notebooks para Engenheiros em 2021

Em agosto do ano passado meu colega Rafael Vieira publicou aqui no Blog da Engenharia um artigo titulado Top 8 Notebooks para Engenheiros. Apesar do pouco tempo que se passou desde sua publicação muitas novidades surgiram nesse mercado acelerado da computação.

Assim, hoje vim com a missão de atualizar essa lista e jogar uma luz aos engenheiros(as) que procuram por um bom notebook nesse infinito breu tecnológico. Vamos conferir!?

Notebooks para Engenheiros – Intermediários

São notebooks que já possuem uma configuração interessante e útil para a grande parte dos engenheiros. Normalmente, possuem processadores i5 e 8 GB de RAM . São computadores que não vão te deixar na mão com tarefas básicas e que conseguem executar a maioria dos softwares de engenharia.

1. Acer Aspire 5 A515 55G

O notebook possui um design refinado com uma cor metálica. A máquina é equipada com 8 GB de memória RAM, um processador Intel Core I5 de 10ª geração, armazenamento SSD de 256 GB e display de 15,6 polegadas.

Além disso, o modelo também conta com uma placa de vídeo Nvidia MX230 com 2 GB de VRAM, ótimo para o desempenho do sistema. A maioria vem com Windows 10 instalado de fábrica, mas é possível encontrar modelos com Linux Endless OS nas versões mais baratas do notebook. 

notebooks para engenheiros

Por que está na lista? O notebook possui um bom custo-benefício, uma vez que vem com uma boa placa de vídeo e SSD de fábrica. Além disso, as versões com GPU dão conta dos softwares mais pesados de engenharia e arquitetura.


2. Dell Inspiron 15 3000 (i15 3501 A45P)

O notebook possui um visual conservador, porém bonito. A configuração padrão conta com um processado Intel Core i5 da 11ª geração, 8 GB de RAM, armazenamento SSD de 256 GB e display de 15,6 polegadas.

Além disso, o modelo vem com tela antirreflexo, placa de vídeo Intel Iris Xe e pesa cerca de 2,4 kg.


Por que esta na lista? Possui boas especificações intermediárias e atende ao público de entrada dos notebooks da Dell. É interessante frisar que a partir de 2022 os modelos já virão com o Windows 11 instalado.


3. Lenovo IdeaPad 3i

O notebook possui um visual clássico com uma elegante cor prateada. O modelo vem com um processador Intel Core i5-10210U, 8 GB de RAM, 256 GB de SSD, tela display de 15,6” e pesa apenas 1,7 kg.

Além disso, possui tela antirreflexo, webcam com resolução HD, alto-falantes com certificação Dolby Audio e bateria com duração média de até 9 horas.

notebooks para engenheiros

Por que esta na lista? Possui um dos melhores custo-benefício dos notebooks com SSD, além de um bom processador e uma webcam com resolução acima da média.


Notebooks para Engenheiros – Linha Premium

4. Lenovo S145

A linha Ideapad S145 é popular no Brasil e costuma ser a escolha de muito engenheiros. Os modelos possuem ampla variação de configuração, a começar pelo processador que pode ser tanto i5 quanto i7.

Os modelos com processadores I5 contam com 8 GB de RAM e um armazenamento HD de 1T com slot disponível para adicionar um SSD.

Já os modelos I7 trazem a mesma quantidade de memória RAM, porém já trabalham com um SSD de 256 GB, além da nova solução gráfica Iris Plus da Intel.

Por que esta na lista? A linha Ideapad S145 já é conhecida e consolidada no mercado. São computadores que servem muito bem para tarefas simples, mas também satisfazem os consumidores mais exigentes.


5. Samsung Book X55

O notebook possui um visual bem refinado e atraente como os dignos da categoria premium. Sua configuração conta com um processador Intel Core I7 da 10ª geração, 16 GB de RAM e um armazenamento interno híbrido que combina 1T de HD com um SSD de 128 GB. A proposta traz mais velocidade na iniciação de programas e versatilidade para os usuários.

Além disso, o notebook traz a placa de vídeo GeForce MX110 da Nvidia. A GPU, apesar de básica é razoavelmente boa para o display HD da máquina.

notebooks para engenheiros

Por que esta na lista? É sem dúvida um dos melhores da linha BOOK da Samsung. Também possui a possibilidade de expandir a RAM para 32 GB, além de trocar o HD por um SSD, o que melhora ainda mais a performance e agilidade.


6. Apple MacBook Pro 13 M1

Se vamos falar de notebooks top de linha não podemos deixar de mencionar esta máquina. O MacBook é o primeiro dos últimos 15 anos a não embarcar um processador Intel, mas um chip fabricado pela própria Apple, especificamente, para MACs, o M1.

O processador tem a proposta de trazer a mesma agilidade e desempenho que encontramos nos poderosos chips da Intel como o i7 9750H, este que geralmente equipa notebooks gamers como o Samsung Odissey 2.

Além disso, como o M1 consome menos energia, a autonomia da bateria foi estendida e segundo a Apple pode durar cerca de 20 horas fora da tomada. O notebook também conta com 8 GB de memória RAM, um SSD de 256 GB e uma surpreendente tela com 500 nits de brilho e 2560 x 1600 de resolução – bem superior ao Full HD.


Por que esta na lista? O MacBook possui uma excelente velocidade de processamento devido ao M1. Além disso, possui uma bateria que dura bastante tempo, uma tela com resolução superior ao Full HD e, de modo geral, uma ótima qualidade construtiva, o que não deixará nenhum engenheiro na mão.

7. Dell Inspiron i5402 M30S

Lançado em março deste ano, o i5402-M30S é a mais recente atualização da linha Inspiron 14 5000 da Dell. O notebook traz um processador Intel Core i7 da 11ª geração e 16 GB RAM. Além disso, uma GPU GerForce MX330 com 2 GB e um SSD de 256 GB NVMe Gen3x4.

O modelo é portátil, pesando apenas 1,4 kg, com uma tela de 14” WVA com resolução de 1920 x 1080, ou seja, Full HD. Este é um grande diferencial, em termos de custo-benefício, comparado aos outros modelos da categoria premium.

Além disso, outra característica interessante é sua bateria que, além de boa autonomia, possui uma recarga rápida chegando em 80% em apenas uma hora.


Por que esta na lista? O notebook possui um bom custo-benefício, além de boa performance rodando softwares de engenharia como Autocad. Além disso, é portátil e possui uma ótima bateria com possibilidade de recarga rápida.


Aproveite e siga o Blog da Engenharia no Instagram! 

Postagens Relacionadas