Categorias

De onde vem o Símbolo da Engenharia?

É motivo de orgulho para os Engenheiros, que somos representados pela deusa Minerva, uma versão romana da deusa grega Atena.  Minerva é conhecida como a deusa da sabedoria e da estratégia, por ter “nascido” de dentro da cabeça de Júpiter. Mas o que isso tem a ver com o assunto: de onde vem o símbolo da Engenharia?

Desde quando a engenharia está no mundo?

Esta pergunta não é tão simples de responder pelo motivo de que a resposta seria – desde sempre!

Contudo, o conceito de engenharia existe há milhares de anos, desde que o ser humano começou a desenvolver ferramentas como a roda e alavanca, entre outros artigos essenciais para vida.

A princípio, cada invenção dessa consiste com o atual significado de engenharia, e jamais perderá sua essência.

De onde vem o símbolo da Engenharia?
Templo de Apolo. Construção de mais de 2500 anos de idade

O nome ENGENHARIA é relativamente novo, porque deriva da palavra engenheiro, que só nasce na língua portuguesa por volta de 1600 d.C e sim, era referido ao operador de engenho.

Na época, engenho era conhecida como uma máquina de arremessar, como uma catapulta utilizada nas guerras. A princípio, a palavra “engenho”, é mais antiga do que possamos imaginar! Do latim “ingenium” que tem por significado O gênio.

Assim como a história nos conta, o primeiro engenheiro que se tem relatos é o egípcio Imhotep. Este foi um dos engenheiros responsáveis designados pelo Faraó que projetou as pirâmides em aproximadamente 2630 a.C.

De onde vem o símbolo da Engenharia?
Pirâmide de Saqqara: Provavelmente obra Imhotep,  um dos primeiros Engenheiros conhecidos
Mas afinal, qual é o símbolo da engenharia?

De onde vem o símbolo da Engenharia? Para ser direto ao ponto, o símbolo que representa a Engenharia no geral é a deusa Minerva (que também é conhecida como deusa Atena na mitologia grega) ao centro de uma engrenagem.

A engenharia moderna abrange uma vasto campo de atuação, porém, popularmente aqui no Brasil o símbolo é referenciado como o exclusivo da engenharia civil. Todavia, segundo o CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o símbolo deve ser utilizado por todas engenharias em comum, para todos as ramificações.

De onde vem o símbolo da Engenharia
Símbolo da Engenharia – Deusa Minerva ao centro da engrenagem

A engrenagem representa que tudo está funcionando bem em uma peça as escondidas para as pessoas, porém é muito importante e muita das vezes vital para o sistema. A engrenagem também pode ser interpretada com o constante movimento pensando em evolução e movimentação, como indústria 4.0 por exemplo.

Por isso, não é por pouca importância a engrenagem estar presente para representar os mais variados cursos de engenharia.

Não só o símbolo geral da engenharia possui a engrenagem, muitos outros: Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e claro, a mais antiga e famosa de todas engenharias; A Engenharia Civil.

Símbolos da Engenharia
Símbolos das mais diversas Engenharias

Assim como as engenharias que sejam mais conhecidas como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, as engenharias das mais diversas ramificações também se utilizam da engrenagem com o intuito dar a ideia de movimento e importância “nos bastidores” para as pessoas como: Engenharia de petróleo, Química,  Estatística, Engenharia de pesca, entre outras.

Símbolos das Engenharias
além do símbolo, qual a relação da safira azul para engenharia?

Assim sendo, para complementar este assunto, sabia que na Engenharia o anel de formatura costuma trazer uma pedra de Safira? Sim, de preferência Azul.

O Azul, representaria o céu, os limites humanos e a vontade de superar as expectativas, estas são características típicas da carreira de um  Engenheiro, desde calouro na faculdade até o profissional veterano.

O Azul, milenarmente conhecida como a pedra do saber,  o anel de formatura para Engenharia também pode representar a sabedoria, exatidão e a busca pela verdade.

Símbolos da Engenharia
Anel com Safira azul – Representação da Engenharia
Postagens Relacionadas