Se você está atento às notícias do agronegócio, provavelmente já viu algo relacionado a “Commodities de tilápia” e deve estar se perguntando por qual motivo a tilápia está se tornando uma. No artigo de hoje, vou explicar um pouco sobre commodities e porque a tilápia tem capacidade de se tornar uma.
A palavra commodities ou commodity, no singular – é uma palavra inglesa, que significa apenas “mercadorias”.
Anteriormente, era usado exatamente para esse fim, mas com o desenvolvimento do mercado global, ele absorveu novas características e passou a ser usado especificamente para mercadorias básicas. Por exemplo, pode servir como matéria-prima para a produção de outros bens, sendo produzido em larga escala em estado bruto ou baixa industrialização.
Um exemplo clássico de comodities é a soja, fornece longas cadeias de produção industrial, incluindo biodiesel, ração animal, nutrição animal e muito mais.
Desta forma podemos definir:
As commodities são bens de consumo mundial e, por isso, são comercializadas em todo o mundo em bolsas de valores – países que produzem determinada commodity a exportam para outros países sua comercialização é global.
Nubank
Como é definido os valores das commodites?
Os preços das commodities são determinados pela lei de oferta e demanda, geralmente reguladas pelas principais bolsas de valores.
Resumindo, a dinâmica funciona assim: quando a demanda por um bem é forte, seu preço sobe e os produtores ganham mais dinheiro. Por outro lado, se a demanda for baixa, o produtor deve baixar o preço de venda para poder vender.
Quais são as principais referências de preço?
- Bolsa de Chicago, a Chicago Board Of Trade (CBOT);
- Euronext LIFFE (ELMC);
- Bolsa de Metais de Londres (LME);
- Bolsa Mercantil de Nova York (NYMEX).
Tipos de commodites
As commodites são divididas em quatro grandes grupos, eles são:
Commodites financeiras: Produtos básicos de uma economia, por exemplo moedas (dólar, euro, libra, real) título do tesouro direto, entre outros.
Commodites Mineiras: Produtos que são extraídos da natureza, como petróleo, minério de ferro, ouro, cobre, gás natural e cobre.
Commodities ambientais: Produtos originados de Recursos naturais, eles são, água, energia, madeira, etc.
Commodities agrícolas: Cadeia de produção de alimentos, que são bastante relevantes para economia brasileira, por exemplo, soja, milho, café, milho, laranja, trigo, açúcar e algodão.
Qualidade no filé da tilápia
Comparando a tilápia com outras espécies, a tilápia apresenta uma série de vantagens, como o sabor delicado, carne branca de textura firme, rusticidade e facilidade na filetagem. Estudos comprovam que rendimento após a evisceração varia entre 88 a 92%, ou seja, um bom aproveitamento.
Além do mais, é possível criar e obter alevinos com facilidade, devido à capacidade de manipular os hormônios sexuais para obter machos, a aceitação de diferentes tipos de alimentos, capacidade de fazer uso de alimentos naturais no tanque e boa conversão alimentar.
É perceptível o crescimento da tilapicultura no Brasil. Com o passar do ano, o cultivo se estabelece, em diversos aspectos, seja no aperfeiçoamento das técnicas de cultivo, genética, se tornando algo do consumidor ou até mesmo o aumento do cultivo.
Mas por que a tilápia é considera uma “nova commoditie”?
O filé de tilápia já é produzido em larga escala no Brasil, com isso coloca o Brasil em quarto lugar como o maior produtor de tilápia, com mais potencial de crescimento do mundo na área.
No ano de 2021 o Brasil teve crescimento de 78% em relação ao ano de 2020, somando uma renda de U$ 20,7 milhões, de acordo com Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR).
Nesse ano de 2022 na pascoa (época em que o consumo de peixe costuma ter um aumento nas vendas). A tilápia foi o peixe que mais apareceu na mesa dos brasileiros, devido esse aumento especialista afirmam que a proteína será a nova commodity do Brasil. Isso devido a competência de aumento na produção e capacidade de logística para diferentes lugares do mundo.
Sem sombra de dúvida, a tilápia, é a espécie do momento, pois ela congrega diversas características necessárias para ser explorada nos sistemas de cultivos.