Categorias
big data

Big Data: A nova commodity – Parte 2

Na parte 1 conhecemos algumas definições e a importância do Big Data.

Agora, na parte 2, aprenderemos como extrair informações do Big Data e as principais ferramentas utilizadas.

Como extrair informações do big data

Para extrair informações do big data são utilizados os chamados Big data analytics, que são softwares poderosos que processam dados transformando-os em informação.

O big data representa uma enorme quantidade de dados e por isso necessita de grande capacidade de processamento computacional.

Dados
Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Dessa maneira, para implementar um projeto com essa tecnologia, as etapas abaixo devem ser seguidas (NeoWay, 2019).

  1. Concepção

Antes de tudo, são definidos os objetivos e a estratégia por trás do projeto de análise de dados.

  1. Coleta de dados

Em seguida, os dados são coletados de acordo com os critérios definidos na etapa anterior.

  1. Pré-processamento

Logo após é feita uma limpeza dos dados. Esta etapa consiste na utilização de métodos estatísticos para encontrar e corrigir discrepâncias e desvios como valores duplicados, nulos ou inconsistentes.

  1. Data Mining
Análise de dados
Negócio vetor criado por fullvector – br.freepik.com

Posteriormente, é feito o processamento dos dados. É nesta etapa onde os dados são processados com métodos de Inteligência Artificial para encontrar padrões de acordo com os objetivos traçados para o projeto.

  1. Análise de conteúdo

Logo após a mineração dos dados, aplicam-se métodos de análise (como análise descritiva, preditiva e diagnóstica) para embasar a tomada de decisão.

  1. Visualização de informações

Os métodos de visualização de dados ajudam a melhorar a compreensão, além de facilitar a interpretação de todos sobre os padrões encontrados ao processar e analisar as informações.

  1. Integração de dados

Por fim, é feita a integração dos dados. Essa etapa final representa o amadurecimento da empresa que, ao invés de processar e analisar os dados de maneira pontual, cria processos para que isso seja feito sistematicamente.

Tecnologia da informação
Negócio foto criado por natanaelginting – br.freepik.com

Principais ferramentas

1- Import.io

O Import.io oferece um produto SaaS, ou seja, disponibiliza softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.

Essa ferramenta permite aos usuários converter a massa de dados de sites em dados estruturados e legíveis, sem a necessidade de codificação.

Ademais, possui uma interface que transforma sites em dados com alguns cliques simples, permitindo que qualquer pessoa obtenha os dados de que precisa.

2- Apache Hadoop

O Apache Hadoop é uma das principais ferramentas de Big Data utilizadas no mercado. Ou seja, é o principal framework utilizado no processamento e armazenamento de grandes conjuntos de dados.

É uma plataforma de software em Java de computação distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados, com atenção a tolerância a falhas.

A plataforma está disponível nas versões gratuita e paga.

data
Fundo vetor criado por rawpixel.com – br.freepik.com
3- Oracle Data Mining

Essa ferramenta apresenta algoritmos de mineração que permitem obter insights, previsões e alavancar investimentos.

Ademais, o ODM também pode criar e aplicar modelos de análise preditiva, identificar padrões de comportamento, oportunidade de vendas e detectar possíveis fraudes e anomalias.

4- Statwing

O Statwing é bastante usado na análise estatística. Seu funcionamento é simples, basta importar uma planilha e os dados contidos nela serão verificados automaticamente.

Dessa maneira, o uso dessa ferramenta permite construir relações entre diferentes dados, fazer análises detalhadas, comparações e descrições dos dados e criar tabelas e gráficos automaticamente.

Negócio vetor criado por pch.vector – br.freepik.com
5- Tableau

A finalidade principal dessa ferramenta é a visualização. Com ela pode-se criar mapas, gráficos, tabelas para facilitar a compreensão das informações obtidas na análise de dados.

Tudo isso é criado de forma rápida e atualizado em tempo real. O Tableau está disponível nas versões gratuitas e pagas com funcionalidades adicionais.

6- Chartio

Essa ferramenta permite a combinação dos dados para a criação de relatórios. Tudo isso feito diretamente no seu navegador.

Além disso, os arquivos podem ser convertidos em formato PDF e enviados por e-mail. Essa ferramenta também está disponível nas versões gratuita e paga.

Negócio vetor criado por stories – br.freepik.com
7- Pentaho

A principal função dessa ferramenta é a integração. Ou seja, ela conecta outras ferramentas como o Tableau (item 5) com as redes sociais da sua empresa.

O Pentaho é gratuito no primeiro mês.

8 – Pesquisas automatizadas

Por fim, as pesquisas automatizadas são utilizadas para a coleta de dados que podem servir de guia na tomada de decisão e estratégias de negócio.

Porém, esse método exige, em muitos casos, a utilização de outras ferramentas, conhecimento em métodos estatísticos, modelos preditivos, programação de algoritmos e outras técnicas.

Na parte 3 iremos conhecer as aplicações do Big Data na engenharia.

Postagens Relacionadas