Categorias

Energia renovável: Entenda o conceito da produção de energia limpa

Energias renováveis são matérias primas geradas e regeneradas pela natureza, nos seus processos, sendo que grande parte tem vantagens essenciais de reduzirem os grandes impactos ambientais. Entenda neste artigo o conceito da produção de energia limpa.

mas afinal, o que são energias renováveis?

As fontes de energia renováveis, são aquelas em que a sua utilização pode manter e ser aproveitada ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento.

Tecnicamente, energia renovável é toda fonte que mesmo sendo utilizada com frequência, não se esgota, porque ela se regenera, mesmo que seja limitada no que diz respeito do fornecimento de energia.

Entretanto, a energia renovável (como o próprio nome já diz) é gerada por recurso natural, como vento e sol por exemplo. Por isso, tem sido uma alternativa para problemas relacionados à geração de energia.

conscientização mundial

Há a necessidade de que deixemos de utilizar dos recursos fósseis (petróleo e carvão) para um sistema limpo. Entretanto, com baixo ou quase nenhum índice de agressão ao meio ambiente, já é um “bom e velho” conhecido das autoridades e empresas.

Os problemas do clima são evidentes, chama atenção para necessidade de mudança em questão ao uso de tecnologias energéticas sustentáveis.

Altas temperaturas, tempestades agressivas, longos períodos de seca, doenças, diminuição na produção de alimentos e colapso econômico são alguns sinais e amostras da interferência do homem no planeta.

Conceito da produção de energia limpa
Problemas do clima já são evidentes em todo planeta
Quais são os principais tipos de energias renováveis?

Não é porque estamos falando sobre energias renováveis que necessariamente são poucos tipos de processos. Afinal, com a tecnologia em alta, cada vez mais as matrizes energéticas são exploradas de formas inteligentes.

Alguns exemplos de excelentes fontes de energia renovável são: Energia solar fotovoltaica, maremotriz, eólica, biomassa, geotérmica, entre outras.

Infelizmente ainda algumas fontes de energia renovável são caras e exigem de mão de obra e recursos seletos, por outro lado, outras fontes não são aplicáveis dependendo da região ou do local, como é o caso das fontes oriundas das marés – maremotrizes. Entenda o conceito da produção de energia limpa

A seguir, veja alguns tipos de energias renováveis mais utilizadas no mundo todo.

Energia renovável: O nosso Planeta agradece
energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável criada a partir da luz. Basicamente, há a captação dos raios solares e com vários processos transforma em eletricidade. Assim, se trata de uma fonte de energia limpa, que tem muito potencial de expansão.

Há também uma forma de utilizá-la para aquecimento. Entretanto, é um sistema que converte o calor da luz do sol em energia térmica, muito utilizado, para o aquecimento de água.

A energia solar fotovoltaica basicamente são sistemas instalados em telhados ou grandes campos com boa incidência de sol. Atualmente, existem casos de utilização dos módulos FV em veículos elétricos (veja o artigo sobre carros elétricos). Esse tipo de sistema pode ser utilizado tanto para o consumo autônomo ou geração em grande escala.

Conceito da produção de energia limpa
Grade produção de energia a partir de módulos solares fotovoltaicos
Conceito da produção de energia limpa
Geração de energia autônoma
biomassa

A biomassa teve seu início quando as pessoas começaram utilizar madeira para cozinhar alimentos e o próprio aquecimento do ambiente.

A madeira é a fonte mais comum para produção deste tipo de energia. Entretanto, fontes alternativas também são frequentemente utilizadas, como por exemplo os resíduos agrícolas, resíduos orgânicos e até mesmo resíduos florestais.

A biomassa tem uma versatilidade muito grande pelo motivo de que pode ser utilizada para produzir eletricidade e combustível. Contudo, os mais utilizados são o etanol, o biodiesel e o biogás aqui no Brasil. Porém, meios alternativos, como biomassa de alga, está sendo utilizada para este fim.

Conceito da produção de energia limpa
resíduos florestais para produção de energia – Biomassa
eólica

Os parques eólicos são compostos vários aerogeradores, que nada mais é que um “catavento gigante”, composto por hélices e estruturado por um material bastante leve, assim, facilmente deslocado pela força dos ventos.

O funcionamento é muito simples: Os ventos circulam sobre os aerogeradores, as hélices entram em movimento. Contudo, isso faz com que ative o gerador por força cinética que está instalado no interior de cada complexo. Assim, a ação mecânica do movimento transforma de maneira limpa a eletricidade.

Depois disso,  tudo acontece como já conhecemos: Toda energia produzida através dos geradores eólicos é direcionada para os transformadores, rede de alta tensão e chega nas casas, comércios e indústrias.

Parque eólico
Parque eólico – Energia limpa e infinita
vantagens da utilização de energia renovável

As energias renováveis são praticamente inesgotáveis, porém, limitadas em volume de produção se formos analisar em um contexto global. Entretanto, as energias renováveis são vantajosas no aspecto da capacidade de se regenerar, ser inesgotável e com impacto baixíssimo ao meio ambiente.

Contudo, veja 5 vantagens que as energias renováveis podem nos trazer de uma forma abundante e contínua:

  1. Benefícios ao meio ambiente

O uso de energia renovável salva o meio ambiente, assim, sabendo que a produção tem baixo impacto para o planeta em relação aos combustíveis de matrizes fósseis, porque não há produção de CO2 (dióxido de carbono) ou quaisquer outros gases do efeito estufa.

2. Vida útil duradoura

Geralmente os sistemas de energias renováveis tem sua vida útil prolongada. Um claro exemplo é o sistema solar fotovoltaico que tem 25 anos de duração e baixos índices de manutenção e custo. Desta forma, proporciona o retorno  financeiro como investimento a médio – longo prazo.

3.Redução da conta de energia

Mesmo que as energias renováveis apresentam o alto investimento de médio – longo prazo, é absolutamente uma economia significativa. Exemplificando o caso que podemos ter em nossas casas (solar fotovoltaico), mesmo que o tempo de retorno seja de aproximadamente 6 anos, o sistema proporcionará lucratividade e benefícios até o final de sua vida útil, isso se traduz em aproximadamente 25 anos.

Redução da dependência de combustíveis fósseis

De um modo geral, o planeta é dependente de combustíveis fósseis e esta fonte é sujeita a instabilidades à disponibilidade, relações políticas e econômicas.

Felizmente, energias renováveis não instáveis. Fontes de energia como o sol e vento (geração solar e eólica) são exemplos de abundância do recurso, conceito da produção de energia limpa principalmente num país como o Brasil.

Postagens Relacionadas