Categorias

CLUBHOUSE na Engenharia de Segurança do Trabalho

O app Club House é a nova rede social do momento. Disponível somente para iPhone (iOS), o novo app alcançou grande popularidade no mês de Fevereiro de 2021.

Baseado em chats de voz e ainda sem previsão de lançamento para Android, o Club House só permite o cadastro de membros que receberam convites (INVETES), o que torna o app ainda mais exclusivo e desejado.

MAS O QUE É O CLUB HOUSE?

A rede social é baseada em conversas de áudio e permite a criação de salas de bate-papo com duração pré-determinada, sobre temas específicos, limite de 5 mil pessoas por sala e possui três tipos de salas:

  • As públicas: Em que qualquer membro pode entrar;
  • As sociais: Que são menores e restritas às pessoas que o criador da sala segue; e
  • As privadas: Em que o usuário pode controlar quem entra ou sai.

Todas as interações acontecem por áudios e ao vivo. Não há fotos ou vídeos e não é possível gravar os debates (ainda).

COMO CONVIDAR E CONSEGUIR CONVITE NO CLUBHOUSE?

Como o app ainda está em fase de testes, só é possível entrar no Club House após receber um convite de alguém que já é membro. Cada novo integrante que começa a usar o Club House ganha mais dois convites para enviar para os amigos. Para convidar um contato para a rede social, você deve abrir o app e tocar sobre o ícone de envelope no menu superior da tela.

Em seguida, você pode verificar quantos convites ainda estão disponíveis, seguido de uma lista com seus contatos. Para convidar um deles, basta tocar sobre o ícone ao lado de seus nomes que um link para cadastro será enviado para o contato via SMS.

Como enviar convite Clubhouse? Invite é nominal — Foto: Reprodução/Thássius Veloso

COMO USAR O CLUB HOUSE NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA?

Voltando o app para SEGURANÇA DO TRABALHO, a Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019 31/07/19 que atualizou a NORMA REGULAMENTADORA N.º 01 – DISPOSIÇÕES GERAIS no item 1.6 Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho.

A norma regulamentadora atualizada pela portaria nº 915, estabeleceu a capacitação e treinamentos podem ser ministrados na modalidade de ensino a distância ou semipresencial desde que atendidos os requisitos operacionais, administrativos, tecnológicos e de estruturação pedagógica previstos no Anexo II desta NR.

Entendendo este item, o CLUB HOUSE pode vir como algo a ser aproveitado e a aliado à capacitação de colaboradores.

Sabendo que as experiências em voz tem muito adesão é o futuro do mercado, a capacitação por podcast ou reuniões por áudio em salas PRIVADAS podem ser mais uma ferramenta de auxilio em um item que vai além da NR e chega até a ISO 45001 de 2018, onde se deve:

7.4.2 Comunicação interna

Ao estabelecer o(s) seu(s) processo(s) de comunicação, a organização deve:

a)  comunicar internamente informações pertinentes sobre o sistema de gestão de SSO entre os vários níveis e funções da organização, incluindo mudanças no sistema de gestão de SSO, como apropriado;

b)  assegurar que seu(s) processo(s) de comunicação possibilite(m) que qualquer pessoa que realize trabalho sob o controle da organização contribua para a melhoria contínua.

Portando, podemos perceber que tanto a Norma Regulamentadora quanto a ISO estão alinhadas quando a comunicação na busca da capacitado.

NETWORKING ON-LINE

Nunca foi tão fácil criar uma relação e uma troca entre pessoas da mesma área. No Clube House, a espontaneidade e o foco no conteúdo é o grande diferencial da rede social, pois acaba com as informações FAKE e PLANEJADAS dos conteúdos postados.

Com salas sobre temas específicos, a rede social pode é a nova ferramenta para desenvolver o seu networking, conhecer pessoas novas e até estudar, principalmente em tempos de isolamento social devido à pandemia.

No caso do Club House, a grande novidade é que ele é a rede da autenticidade. As pessoas são quem elas são. Tem pouco espaço para antever, simular e planejar. Ele é vida real!

DICA PARA BOMBAR SEU CLUB HOUSE

  1. CRIE UM PROGRAMA
    • Crie salas com datas, temas e horários fixos, vai fazer com que se crie uma verdadeira comunidade, As pessoas intestadas vão começar a apanhar fielmente aquela sala.
  2. PARTICEPE DE SALAS MENORES
    • É fantástico poder ouvir grandes profissionais que admiramos em salas maiores, porem invista nas menores. Sao nelas que você terá a possibilidade de ter a sua voz mais presente.
  3. VENDA ATRAVÉS DE SUA FOTO DO PERFIL
    • O que mais chama a atenção no CLUBE HOUSE é a sua foto de perfil. Ela precisa ser muito atraente. Para te seguirem, precisam clicar nela primeiro, então capriche.
  4. MELHORES SUA BIOGRAFIA
    • Não existe feed de publicações no CLUBE HOUSE, então é super necessário fortalecer e muito a sua BIO. Mostre o que você faz e mostre também aquilo que te dá autoridade, como premiações e formações.

Ouvinte ou “speaker?”

Para os usuários de primeira viagem, o Club house pode parecer complicado, mas entender para que ele serve já dá um bom norte. Ali, existem grupos temáticos de variados temas, até com personalidades do seu nicho e os profissionais de Marketing e Engenharia estão usando essa oportunidade para entregarem conteúdo de altíssimo valor diariamente>

O app acaba funcionando como uma palestra. Os criadores da sala são os que estão com o microfone habilitado para falar, enquanto as outras pessoas ficam como ouvintes. Apesar disso, há a opção de “levantar a mão” e contribuir de alguma forma com a discussão, então aproveite para se posicionar e criar relação com aquela sua referência.

Um último ponto a ser observado é a vantagem de realizar outras tarefas no seu celular usando outras plataformas. Assim ganhamos produtividade e beneficiamos nosso tempo.

Resultado de imagem para clubhouse


Se esse artigo deixou claro o que é o CLUB HOUSE, deixe seu comentário e não se esqueça de me seguir no Instagram @eng.angelosantos.

Postagens Relacionadas