Categorias

ENGENHARIA METALÚRGICA- O que você precisa saber!

A Engenharia Metalúrgica é um ramo dedicado ao estudo específico dos materiais metálicos utilizados nas indústrias. O Engenheiro Metalúrgico possui conhecimento aprofundado dos metais, caracterização estrutural e de suas propriedades, além da produção e processamento no âmbito dos materiais metálicos, assim como suas aplicações. Sendo responsável pela transformação dos minérios em metais e ligas metálicas, projetos de tratamento e de produção de metais e ligas metálicas.

Se optar por essa engenharia, basicamente você será o profissional que irá desenvolver e coordenar projetos de tratamento e produção de metais. Além disso, irá combinar esses metais com outros materiais, como plástico e vidro, criando compósitos com propriedades novas.

Esse profissional está presente na maioria dos segmentos industriais, por ser indispensável em indústrias de base e no setor de metalurgia. Vamos saber mais sobre essa profissão?

ENGENHARIA METALÚRGICA
Fonte: Pixabay, 2021.

Como o Engenheiro Metalúrgico trabalha?

O profissional de Engenharia Metalúrgica pode ter como área de atuação a fundição de metais e sua caracterização, o tratamento metalúrgico e termomecânico, o desenvolvimento de ligas metálica e a metalurgia extrativa.

O engenheiro metalurgista pode atuar nas indústrias na parte de fundição de metais, ou seja, na transformação desses materiais para o uso industrial. A fundição de metais nada mais é que a transformação de fase do metal sólido em líquido para serem despejados em moldes e transformados em uma nova peça de acordo com a forma do molde.

Na área de caracterização de metais, o profissional trabalha em análises qualitativas e quantitativas, com a finalidade de identificar como o metal pode ser classificado. O papel do engenheiro, aqui, é determinar quais são os constituintes de certo material (aspecto qualitativo) e quantificar os componentes presentes no mesmo, encontrando as concentrações de cada elemento (aspecto quantitativo).   

No tratamento metalúrgico e termomecânico, é função do engenheiro metalúrgico controlar o processo de transformação de metais, tanto os ferrosos quanto os não ferrosos.

Ou seja, Ele também pesquisa e estuda a composição e as propriedades dos metais, visando escolher os processos de tratamento e beneficiamento mais adequados.   

O destaque, com certeza, é para a área de desenvolvimento de ligas metálicas. O Engenheiro Metalúrgico trabalha com metais ferrosos e não ferrosos, desenvolvendo ligas metálicas ferrosas ou não ferrosas. O profissional também participa do planejamento, das etapas de fabricação e do controle de qualidade em usinas siderúrgicas, além de definir as técnicas que serão utilizadas com cada tipo de liga.   

O engenheiro metalúrgico também poderá atuar na área de metalurgia extrativa, trabalhando com os processos de obtenção de metais e sais metálicos advindos de fontes minerais, minérios, concentrados e também resíduos.   

Fonte: Pixabay, 2021.

Onde você como Engenheiro Metalúrgico poderá trabalhar?

As empresas mais empregadoras são as mineradoras de alumínio e cobre. Além das indústrias de base, automobilística, siderúrgicas, de mineração, aeronáuticas, de armamento e de extração mineral. Com isso, o profissional da Engenharia Metalúrgica terá o mercado de trabalho aquecido. 

Em relação, o Engenheiro Metalúrgico pode trabalhar em indústrias metalúrgicas, mecânicas, aeronáuticas, de mineração e siderúrgicas. As maiores indústrias estão localizadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Continuando, o setor que mais concentra os engenheiros metalúrgicos é o da siderurgia, onde esses profissionais trabalham na retirada de cobre, alumínio, ouro e na produção de aço. Para a área de transformação desses metais para uso de indústrias esses engenheiros são contratados também.

Fonte: Pixabay, 2021.

Vamos fechar o assunto?

Assim sendo, hoje, o Brasil é o 8º maior produtor mundial de aço, o que torna o mercado aquecido para o Engenheiro Metalúrgico, além do mais o país é um grande exportador de minérios. Isso tudo, torna necessário que haja muitos engenheiros para suprir a demanda de minérios mundial e também interna.

Nesse sentido, o Engenheiro Metalúrgico pode atuar em diversos setores, como a indústria mecânica em geral, automobilística, naval, aeronáutica, alimentícia, entre outras. 

Portanto, com o setor em crescente avanço e com a demanda aumentando, podemos dizer que a Engenharia Metalúrgica é uma boa opção para os interessados da área. Não é mesmo?

ENGENHARIA METALÚRGICA
Fonte: Pixabay, 2021.

Saiba mais clicando aqui!

sAIBA MAIS SOBRE LBBTQIA+

Postagens Relacionadas