Categorias

Cabelo: saiba como a química pode te proteger nesse verão.

Verão, férias, calor. O que essas três palavras fazem todo e qualquer brasileiro pensar? PRAIA! Contudo, algo que devemos estar atento, não só por conta da vaidade mas pela saúde é o cuidado com nosso cabelo.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a química por trás dos fios capilares, não apenas conhecendo sua composição mas como ela pode ajudar a manter o cabelo além de saudável, bonito.

Composição química do cabelo

Antes de tudo, a formação do cabelo se dá através da morte das células epidérmicas que sofrem queratinização pelos queratinócitos.

Composição química do cabelo
Composição química do cabelo. Fonte: https://educadoresdabeleza.com.br/blog/a-impotacia-do-estudo-da-tricologia-na-pratica

Queratina

A queratina é uma estrutura composta por diversos elementos químicos, carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e enxofre. A combinação desses elementos combinados formam cerca de 15 aminoácidos que constituem a queratina. Além disso, são encontrados outros elementos em quantidades bem baixas. 

Seja como for, forma de organização dessas proteínas é que vai conferir a forma dos fios, por esse motivo, existem vários tipos de cabelo.

Todavia, desmistificando as crenças populares, o fio capilar não é formado apenas pena queratina, essa estrutura compõe aproximadamente 80% dos fios capilares.

E os outros 20% ? Do que são formados? Pois bem, temos também a medula, o córtex e a cutícula.

Outras estruturas do cabelo

A medula é a parte mais interna do fio.

Parte da massa do fio é da estrutura do fio que denominamos córtex. Ao utilizarmos algum produto químico ou determinado tratamento para mudarmos a forma do cabelo é sobre eles que agimos. Em um olhar micro, estamos agindo nas interações intermoleculares das estruturas. Por exemplo, a mudança da coloração dos fios quando utilizamos tinta é viabilizada pela presença da melanina presente no córtex.

Por fim, e no que vamos nos ater de agora em diante, temos a cutícula.

Os aspectos de brilho, maciez e sedoso que seu cabelo se apresenta indica o estado da cutícula capilar.

Essa estrutura forma uma espécie de capa protetora das estruturas internas do fio, logo, é possível saber que todos os fatores externos como a salinidade da água do mar, radiação UV, e produtos químicos para tratamento de piscinas atuam diretamente na cutícula, causando seu ressecamento.

Mulher preocupada com o cabelo.

Diante disso, ao irmos à praia ou a piscina, podemos tomar algumas medidas mitigadoras. Algumas vocês já devem até saber, mas sabem o porque? Vamos conferir a seguir!

Medida de minimização de impacto ao cabelo.

Algumas medidas de prevenção de danos capilar podem ser consideradas preventivas ou corretivas.

Primeiramente, antes do início do recesso, certifique-se a saúde do seu cabelo. Os danos aos fios saudáveis são menos impactantes e reversíveis do que um cabelo com sua camada protetora já comprometida.

Hidrate-se ! Isso quer dizer: 

  1. Consuma uma boa quantidade de líquido para saúde capilar;
  2. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço – ao molhar o cabelo, há um impedimento da entrada de partículas nos fios;
  3. Utilize hidratantes e reparadores para que ele resista a todos os dias das férias.
Reparação do cabelo

Aquela máxima de sempre, utilize protetor solar. Isso vale não apenas para o corpo mas também para os fios. Mas cuidado! São produtos diferentes.

Não utilize o shampoo do coleguinha – A mudança do pH do cabelo para alcalino pode aumentar o ressecamento.

Evite utilizar secadores de cabelo – O clima já está bem quente e baixa umidade, acho que seu cabelo não ficará muito satisfeito com mais calor.

Conclusão

Não precisa ficar com receio de entrar na água para não “estragar” o cabelo. Você pode fazer de tudo, mas precisa saber como fazer. O blog está aí pra isso. Em suma, continuem acompanhando o blog da engenharia e não deixem de compartilhar com o conteúdo.

Boas férias, bom verão, bom carnaval… Bom 2023!!

Postagens Relacionadas