Categorias

Engenheiros brasileiros criam empresa em apenas uma semana, em meio à crise, e ajudam no combate ao COVID-19

Como já diria a famosa expressão: “Maré calma não faz bom marinheiro“, não é mesmo? É importante ressaltar que a crise pegou a todos nós de surpresa, e o momento agora é oportuno para criarmos novas oportunidades e crescermos. Foi com esse espírito empreendedor que o Engenheiro Allan Assad, em conjunto com grupo de outros MAKERS (pessoas e profissionais que trabalham com modelagem 3D através do SOLIDWORKS), criaram uma empresa em apenas uma semana, em meio à crise, com produto que desenvolveram para ajudar no combate ao COVID-19.

combate ao COVID-19
Projeto das máscaras para médicos usarem durante o tratamento de pacientes com coronavírus

Mas como assim eles ajudam no combate ao COVID-19?

Eles tiveram uma sacada incrível, desenvolveram um protetor facial com a ajuda do software para engenharia SOLIDWORKS. O projeto foi desenvolvido em apenas um dia intenso de trabalho, e após uma semana, eles já haviam criado uma comunidade com mais de 30 makers do Espírito Santo, que juntos, tem a capacidade de produzir cerca de 500 viseiras por dia. O acetato, que é encaixado no suporte desenvolvido por eles, está sendo fornecido por empresa parceira deles. Após a concepção, eles tinham apenas um problema: Precisariam de liberação da ANVISA para que pudessem distribuir, porém, na sequência, a ANVISA liberou uma nota permitindo a produção de alguns EPI’s para ajuda no combate ao COVID-19 sem a necessidade de uma certificação específica. O projeto, no entanto, não tem fins lucrativos no momento, e todas as viseiras estão sendo doadas para hospitais do Espírito Santo.

combate ao COVID-19
Primeiro lote de viseiras prontas para entrega nos hospitais

Empreender na crise

Durante o bate-papo que tive com o Engenheiro Allan Assad, citei diversas vezes que estávamos orgulhosos do incrível trabalho que eles vem fazendo e, inclusive, que a iniciativa em um período desses mostra que é em épocas de dificuldades que nós temos que criar novas oportunidades, saindo (literalmente) fora da caixa.

Grandes oportunidades passam na nossa frente todos os dias, cabe a nós sabermos filtrar e escolher onde “atacar”.

Eu particularmente enxergo as crises como excelentes oportunidades para nos desenvolvermos e criar novos negócios, e foi justamente o que Allan e seus amigos fizeram. Você consegue imaginar onde a empresa deles pode chegar daqui há alguns anos?

combate ao COVID-19
Modelo pesa apenas 13g e tem excelente ergonomia

“Desenvolvemos graças ao SOLIDWORKS”, diz Assad

O engenheiro mecânico, que trabalha com o software desde a época de faculdade, revelou que o desenvolvimento do modelo só foi possível graças ao SOLIDWORKS, e que, em apenas um dia, eles desenvolveram a peça e fizeram todos os testes mecânicos com a ajuda das ferramentas presentes no software. Ele também revelou que não usa a versão mais recente do software (a sua licença é para o 2018).

Criador de metodologia de ensino exclusiva para SOLIDWORKS

Além de empreendedor, o engenheiro Allan Assad também é professor (e dos bons, viu?) Ele desenvolveu, no final do ano passado, um curso chamado “Fórmula SOLIDWORKS”, onde ensina alunos do Brasil todo, através de uma metodologia única e exclusiva, as aplicações do software na engenharia. O curso é bem interativo e o profissional tem acesso a conteúdos que vão do iniciante ao avançado.

Quem quiser conhecer mais sobre a sua metodologia de ensino, clique aqui (o curso está com matrículas abertas)

Postagens Relacionadas