Categorias
nature, earth, sustainability

ESG: definições, consumo e mercado de trabalho


O termo ESG tem ganhado destaque em programas de TV, podcasts e, simultaneamente, nas redes sociais. Do mesmo modo, outro fator que chama a atenção, é a busca feita por pessoas, de diferentes perfis e regiões. Houve um salto de interesse, tanto no Brasil quanto em todo o mundo, como mostram os dados do Google Trends.

Mas, o que é ESG? Do inglês: Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português é entendido como: A S G – Ambiental, Social e Governança!

Bem como, essa abordagem propõe a articulação inteligente desses três pilares. O objetivo é garantir que as corporações mantenham suas operações ambientalmente saudáveis, com vistas ao bem estar social dos envolvidos e transparentes aos órgãos reguladores. Assim sendo, esta sigla relativamente nova, compõe um mercado que pode atrair até US$ 53 trilhões em investimentos até 2025, segundo dados da Bloomberg.

Origem do termo e aspectos de cada pilar

O termo nasceu em 2004 na reunião do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Especialistas de diferentes regiões do planeta, apresentaram o relatório Who Cares Wins (Quem Cuida Ganha).

flags on green grass field near brown concrete building during daytime ONU
Photo by Mathias Reding

Nesse sentido, veremos a seguir um pouco mais sobre cada um dos pilares ESG.

O pilar ambiental (E) se refere às práticas da empresa em relação ao meio ambiente. Isso inclui a redução da emissão de carbono, a gestão de resíduos, a eficiência energética e a promoção de práticas sustentáveis. Da mesma forma, não se limita ao ambiente natural e aos seres vivos, mas também ao ambiente empresarial.

ESG
Environmental education

O pilar social (S) aborda as questões sociais relacionadas à empresa, como a diversidade, inclusão, segurança do trabalho, relações interpessoais, saúde e o convívio com a comunidade local. Dessa maneira, o acolhimento e reconhecimento de pessoas com algum tipo de deficiência, políticas para extinção da discriminação e ações voltadas ao terceiro setor local são cada vez mais observados pela sociedade.

photography of three women sits beside table inside room during daytime ESG
Photo by Christina @ wocintechchat.com

Ao mesmo tempo, o pilar governança (G) se refere à gestão da empresa e ao cumprimento das leis e regulamentações. Isso inclui a transparência na divulgação de informações financeiras, a ética nos negócios, a prevenção de fraudes e corrupção e a independência do conselho de administração.

Da mesma forma, é aqui que a estratégia da empresa é relacionada à sua missão e valores, e com o apoio de setores como auditoria e compliance, atua no sentido de melhor expor a organização aos entes externos.

laptop computer on glass-top table
Photo by Carlos Muza

ESG no Brasil

O segmento é representado no país pela Associação Brasileira de ESG, com sede em São Paulo, capital. A instituição, criada em 2021, tem como objetivo mobilizar e sensibilizar profissionais, líderes e organizações, em boas práticas ESG.

Assim também, os números chamam a atenção: são mais de 500 membros que atuam em diversos setores e empresas da economia brasileira. Juntas, essas organizações são responsáveis por mais de 25% do PIB nacional. Além disso, a associação promove certificações e homologações para empresas que pretendem adotar um padrão diferencial na qualidade da abordagem ESG.

Ainda mais, o corpo conselheiro conta com 50 líderes de alta performance. Um deles é o Sr. Paulo Montenegro, Gerente de Sustentabilidade e Compliance Officer na Elastri Engenharia, membro de honra da Academia Europeia da Alta Gestão, instituição multinacional que possui relacionamento efetivo com mais de 15.000 líderes.

@associacaoesg – Instagram

Consumidor ESG, perspectivas futuras e mercado de trabalho

Os consumidores ESG se preocupam se houve teste do produto em animais. Se os fornecedores da empresa são comprometidos com políticas ESG. Se o ambiente organizacional é equitativo e se produz bem estar aos colaboradores. Somente a partir daí o indivíduo escolhe se será cliente ou não.

person holding white plastic tube bottle
Photo by Eva Nouhet

Além disso, a partir do compromisso global para alcançar um futuro sustentável, a ONU criou a Agenda 2030. Com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda busca erradicar a pobreza, promover a igualdade de gênero, garantir a educação de qualidade, proteger o meio ambiente e elenca, ainda, outros objetivos.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-09/lideres-mundiais-se-reunem-na-onu-para-formalizar-metas-de-desenvolvimento#

Dessa forma, fica claro que o mercado busca profissionais capacitados para vagas ESG em diversos setores da economia. Na data da criação deste artigo, 04 de maio de 2023, Linkedin, Indeed e Glassdoor, sites especializados em vagas de emprego, somam, respectivamente, mais de 3.200 oportunidades.

Enfim, cabe uma importante reflexão: seremos um país passivo no aprendizado e aplicação do tema, ou seguiremos as tendências dos países desenvolvidos?

Postagens Relacionadas