Categorias
Mercado Financeiro

Características comportamentais para atuar no Mercado Financeiro

Olá pessoal!! Demos uma pausa da série ”Profissões do Mercado Financeiro” e trouxe um assunto importantíssimo para você que tem objetivo de atuar neste mercado, que são as características comportamentais para atuar no Mercado Financeiro.

Não importa o lugar, sempre existirão características especiais de um segmento ou profissão específica, e no mercado financeiro não é diferente.

Aqui temos alguns comportamentos que são fundamentais e que trará muita eficiência e alinhamento de expectativas ao longo do tempo.

Agora chega de falar e vamos no que interessa.

Características comportamentais

Pensamento de longo prazo

Se você não tem um objetivo bem definido do lugar que você quer chegar, qualquer profissão vai servir, ou seja, você nunca vai se sentir feliz no que faz.

Se quando planejamos não conseguimos cumprir 100% conforme o planejado, imagine não ter nenhum planejamento? É quase obrigatório você criar um plano de carreira para que você tenha um horizonte muito melhor de onde quer chegar. Além disso, ter esse objetivo em mãos vai te ajudar nos momentos difíceis do caminho.

Outro ponto que vale ressaltar, é que as profissões são bem consistentes, ou seja, não é de uma hora pra outra (plin plin) que você vai virar um Analista de Valores Mobiliários ou Gestor de Investimentos, por exemplo. Muitas profissões requer experiências. É importante você pensar em longo prazo para não ocorrer frustração ao longo do caminho.

Acredito que pensamento de longo prazo faz total sentido para quem quer construir algo bem consistente e que tem durabilidade.

Você quer ganhar dinheiro ou atuar no mercado financeiro?

Você precisa de um motivo maior que o dinheiro pra conquistar seu objetivo final.

Outra Características comportamentais para atuar no Mercado Financeiro. Nada contra você que deseja ter um bom salário (até porque não existe almoço grátis), mas você precisa definir suas prioridades. Tem o profissional que quer ganhar dinheiro no mercado financeiro e não necessariamente quer trabalhar no mercado. Por outro lado, tem o profissional que vai atuar no mercado financeiro como profissional e por consequência vai ter uma remuneração bem agradável de acordo com sua performance. Importante você definir isso, porque faz total diferença no seu dia-a-dia. Entendendo que você opte pela segunda opção, vamos aos detalhes.

Qual o seu propósito? Qual problema você deseja resolver?

É isso mesmo! Você precisa olhar pra si e também para a sociedade e encontrar um motivo que vai gerar estímulo e motivação pro seu trabalho no dia a dia. Dependendo da sua profissão, pode demorar anos para chegar ao tão sonhado salário. (Lembra, estamos falando de consistência). Nos momentos de dificuldade (quem nunca viveu isso?), são essas motivações que fará você continuar a não desistir.

Além da consistência, existe a meritocracia, que vamos falar agora….

A meritocracia é muito vivida dentro do mercado financeiro. Independente se você é autônomo ou CLT, você precisa dar o melhor de si. Quem dá o melhor de si é recompensado. O mar e o anzol está á disposição para todos, agora pescar um bom peixe e de qualidade? aí é com você.

Ser amante do conhecimento

Nada de preconceito com pessoas, jornais, revistas e assuntos. Outra característica comportamental do profissional que atua no mercado é pensar fora da caixa e estar por dentro de tudo que acontece dentro e fora do mercado financeiro. Claro, devemos pontuar que devemos consumir conteúdos de qualidade, mas nada de  excluir um posicionamento porque de um motivo pessoal.

Com certeza, depois de ter isso tudo definido, você estará bem alinhado com a realidade do profissional do mercado financeiro.

FOTO PRA REFLEXÃO

[FOTO PRA REFLEXÃO MESMO rs]

Até logo!!!

 

Postagens Relacionadas