Categorias

Mulheres na Engenharia: Trajetórias Inspiradoras e Dicas para o Sucesso

Apresentamos cinco engenheiras extraordinárias, cujas jornadas servem como faróis de inspiração para mulheres buscando seu lugar neste campo desafiador.

A engenharia, tradicionalmente vista como um domínio masculino, tem sido cada vez mais enriquecida pela presença e contribuição das mulheres. Dessa forma, apesar dos avanços, as engenheiras ainda enfrentam obstáculos significativos, incluindo desafios de gênero, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e barreiras na ascensão de carreira. Neste mês das mulheres, esta matéria busca iluminar as histórias inspiradoras de mulheres que não só enfrentaram esses desafios com determinação e coragem, mas também pavimentaram o caminho para futuras gerações.

Eng. Elaine Gonçalves

Especialista em Segurança contra Incêndio
Elaine Gonçalves é uma engenheira, professora e empresária, que se destacou na área de Segurança contra Incêndio. Dessa forma, sua jornada na engenharia foi impulsionada pelo amor aos cálculos e pelo sonho de seu pai, e ela superou o desafio de ingressar no campo sem padrinhos ou favoritismo. Elaine é mãe do Pedro e do Miguel e esposa de Dayvison. Sua trajetória é marcada pela coragem e pela fé, demonstrando sua dedicação à independência financeira e ao empoderamento de outros profissionais na engenharia.

Jornada e Área de Atuação

Iniciando sua carreira em um campo com poucas referências femininas, Elaine se destacou por sua abordagem inovadora e orientada para soluções. Sua paixão pela engenharia e dedicação à segurança contra incêndio a levaram a desenvolver métodos e técnicas que não apenas melhoraram a segurança dos edifícios, mas também pavimentaram o caminho para outras mulheres no campo. Elaine é reconhecida por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível, o que a tornou uma mentora valorizada e uma líder em sua área.

Conecte-se com Elaine Gonçalves no instagram para acompanhar suas ideias inovadoras e projetos na Segurança contra Incêndio.

“Com muita coragem e fé em Deus, saí do zero para viver de engenharia.”

Eng. Elaine Gonçalves

Eng. Waleska Del Pietro

Engenheira Agrônoma e Mestre em Agricultura e Ambiente

Waleska Del Pietro é engenheira agrônoma com uma paixão por cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável.

Começou sua carreira na ciência e tecnologia no colégio técnico da UNICAMP e continuou a aprofundar seus conhecimentos na engenharia agronômica, tornando-se uma especialista em projetos de sustentabilidade. Dessa forma, sua experiência abrange tanto o setor público quanto o privado, e ela também teve uma destacada participação na COP28 representando o Brasil.

Jornada e Área de Atuação

Waleska tem sido uma força motriz no desenvolvimento de estratégias sustentáveis para cidades inteligentes. Sua experiência diversa como agente de transformação em diversas áreas a introduziu a inovações, levando-a a coordenar projetos que integram sustentabilidade nas políticas públicas. Dessa forma, seu trabalho impacta significativamente a forma como as cidades abordam os desafios ambientais, promovendo a sustentabilidade como um pilar central no planejamento urbano.

Siga Waleska Del Pietro nas redes sociais para mais insights sobre cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável.

“A Engenharia é onde tudo acontece. É onde os processos estão envolvidos.”

Eng. Waleska Del Pietro

Eng. Caroline Burtet

mulheres

Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

Caroline Burtet começou sua carreira como líder acadêmica voluntária no programa CREA-JR SC, desenvolvendo habilidades de liderança e colaboração desde cedo. Atualmente, ela ocupa posições de liderança como diretora de entidades de classe profissional e assessora, focando na capacitação de jovens talentos na engenharia. Sua jornada é um exemplo de como a persistência e a confiança na própria competência podem abrir caminhos em áreas desafiadoras.

Jornada e Área de Atuação

Caroline Burtet é um exemplo vivo da importância do desenvolvimento de habilidades de liderança na engenharia. Sua experiência como líder no programa CREA JR não apenas moldou sua trajetória profissional, mas também a levou a assumir importantes papéis de liderança em entidades de classe. Através de seu trabalho, Caroline tem impactado positivamente a formação e desenvolvimento de futuros engenheiros, promovendo a segurança do trabalho e as melhores práticas na construção civil.

Conecte-se com Caroline Burtet nas redes sociais para acompanhar suas iniciativas e contribuições na engenharia civil.

“Nós temos que acreditar e confiar no nosso sonho, no que nós acreditamos e principalmente na nossa competência”

Eng. Caroline Burtet

Eng. Michelle Bachega

mulheres

Engenheira Civil, Especialista em Regularização de Imóveis

Michelle Bachega é uma engenheira civil com especialização em Regularização de Imóveis e Projetos de Prefeitura. Sua jornada na engenharia começou com o desafio de trabalhar e estudar simultaneamente. Superando a falta de estágio e a desvalorização profissional, Michelle se tornou uma empresária de sucesso na área da engenharia e mentora de mais de mil alunos em todo o Brasil, inspirando muitos com sua história de determinação e sucesso.

Jornada e Área de Atuação

Michelle começou sua carreira enfrentando o desafio de conciliar trabalho e estudos em engenharia, além de superar a falta de estágio. Sua determinação e resiliência a levaram a se estabelecer na área de regularização de imóveis, onde ela se destacou pela sua expertise e abordagem inovadora. Assim, ela transformou a desvalorização profissional em um impulso para o empreendedorismo, demonstrando a importância da perseverança e da confiança em suas próprias habilidades.

Acompanhe Michelle Bachega nas redes sociais para insights sobre empreendedorismo e inovação na engenharia civil.

“Superei os desafios ao confiar na minha força e habilidades, provando que é possível alcançar sucesso na engenharia com persistência e fé em si mesma.”

Eng. Michelle Bachega

Eng. Rafaela Fabris de Souza

mulheres

Engenheira Civil e Perita Judicial

Rafaela Fabris de Souza é uma engenheira civil que transcende os limites da engenharia tradicional, conectando pessoas e ideias.

Como perita judicial e especialista em patologia da construção, ela traz uma perspectiva única para o campo. Dessa forma, Rafaela também se destaca como presidente da Ascea e coordenadora do Colégio de Entidades de Classe do CREA-SC, defendendo a diversidade e a inclusão na engenharia.

Jornada e Área de Atuação

Rafaela Fabris de Souza trouxe uma nova dimensão à engenharia civil com sua especialização em perícias judiciais e patologia da construção. Sua carreira é um exemplo de como a engenharia pode se estender além das construções físicas, influenciando a jurisprudência e a regulamentação do setor. Como coordenadora tem atuado com a os novos rumos da engenharia, diversidade e inclusao da engenharia. Através do seu trabalho Rafaela tem atuado com as possibilidades que o engenheiro tem em trabalhar em diversas áreas de atuação, e não apenas com projetos propriamente dito, conectando pessoas e ideias em prol do progresso e da inovação

Acompanhe Rafaela Fabris de Souza no LinkedIn para explorar sua perspectiva única na engenharia civil e em perícias judiciais.

“Avancem com coragem, a estrada é desafiadora, mas vocês não estão sozinhas.”

Eng. Rafaela Fabris de Souza

Eng. Priscila Bolcchi

mulheres

Engenheira Ambiental e Sanitarista e Economista

Priscila Bolcchi tem mais de 20 anos de experiência na área ambiental. Iniciou sua carreira como economista e encontrou seu caminho na engenharia ambiental, atuando como consultora ambiental e conselheira consultiva.

Seu foco está no licenciamento ambiental, gestão de resíduos e ESG. Priscila também dedicou parte de sua carreira ao ensino acadêmico e hoje participa ativamente do Programa Mulher do CREA-SP, contribuindo significativamente para o campo da engenharia ambiental.

Jornada e Área de Atuação

Priscila Bolcchi começou sua carreira como economista, mas sua paixão pela sustentabilidade a levou à engenharia ambiental. Dessa forma, seu trabalho abrange licenciamento ambiental, gestão de resíduos e ESG, refletindo a importância da interseção entre economia e meio ambiente. Priscila tem sido uma voz influente no setor, educando e inspirando outros sobre a importância da sustentabilidade nos negócios e na sociedade.

Siga Priscila Bolcchi para insights valiosos em sustentabilidade e engenharia ambiental.

“Não tem como dar errado para quem tenta até dar certo.”

Eng. Priscila Bolcchi

Conclusão: Lições de Valor das Engenheiras Inspiradoras

As trajetórias destas engenheiras não são apenas histórias de sucesso individual, mas também fontes de lições valiosas para qualquer mulher aspirando a uma carreira na engenharia. Através de suas experiências, elas oferecem insights e conselhos que podem orientar e inspirar futuras gerações. Aqui estão algumas dicas chave extraídas de suas jornadas:

  1. Persistência Frente aos Desafios: Como Elaine Gonçalves mostrou, a engenharia pode ser um caminho desafiador, especialmente para mulheres. Assim, a persistência e a coragem são essenciais para superar os obstáculos e atingir seus objetivos.
  2. Inovação e Adaptação: Waleska Del Pietro e Rafaela Fabris de Souza são mulheres que exemplificaram a importância de adaptar-se e inovar dentro da profissão. Dessa forma, seja na sustentabilidade ou na pericia judicial, trazer novas perspectivas e soluções é vital para o avanço na carreira.
  3. Liderança e Desenvolvimento Profissional: Caroline Burtet ressalta a importância da liderança e do envolvimento em atividades que promovam o desenvolvimento profissional. Portanto, participar de organizações e redes profissionais pode abrir portas e ampliar horizontes.
  4. Confiar nas Próprias Capacidades: Como Priscila Bolcchi e Michelle Bachega demonstraram, confiar nas próprias habilidades e competências é crucial. Desse modo, a autoconfiança conduz a tomadas de decisão assertivas e a uma postura mais forte diante dos desafios.
  5. Empreendedorismo e Autonomia: A jornada de Michelle Bachega são mulheres que nos ensinam que, às vezes, o caminho para o sucesso envolve criar o próprio caminho. O empreendedorismo pode ser uma resposta valiosa à desvalorização profissional, levando a realizações mais significativas.
  6. Equilíbrio e Resiliência: O equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e a resiliência diante dos desafios, são fundamentais. Assim, as histórias destas engenheiras mostram que é possível alcançar sucesso profissional sem abrir mão de outros aspectos da vida.

Por fim, estas mulheres engenheiras destacam-se não só pelos seus sucessos, mas pela capacidade de transformar desafios em oportunidades, demonstrando que a engenharia é um campo onde a paixão, a inovação e a determinação feminina não só têm lugar, mas são essenciais para a construção de um futuro melhor.

Postagens Relacionadas