Categorias

Testamos o Novo Honda Civic EX! Descubra nossa opinião sobre ele!

Nos últimos anos, nós já tivemos algumas experiências com o Honda Civic. Por exemplo, nós já testamos a versão Turbo logo no lançamento e também já comparamos a versão 2.0 e a Turbo . Agora, foi a vez de testar o Novo Honda Civic EX. A seguir você confere um pouco mais sobre ele e quais foram as nossas impressões.

Novo Honda Civic EX

Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

+ Honda Civic

O Civic é veículo fabricado desde 1972, mas que só chegou ao Brasil 20 anos mais tarde, em 1992, quando era importado para cá. Em 1997, ele passou a ser fabricado no país. Quando percorremos a sua linha do tempo, percebemos que, nas primeiras gerações, o carro não tinha praticamente nada do design atual. Só nas últimas é que os traços familiares do Civic atual começaram a aparecer, juntamente a uma aparência futurista.

Novo Honda Civic EX

Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

Acompanhar a evolução do Civic também serve para visualizar os avanços na engenharia dos carros. Em 1972, o motor era um 4 cilindros e o carro foi considerado melhor do ano no Japão por três vezes. Aos poucos, a tecnologia não só no motor, mas no carro de modo geral, desde a roda à aerodinâmica e ao design, foi evoluído graças aos engenheiros e aos outros profissionais envolvidos.

+ Novo Honda Civic EX

O Novo Honda Civic está disponível em quatro versões (Sport, EX, EXL e Touring). A versão que nós testamos foi a EX. Ela recebeu algumas novidades que nós contamos no decorrer do texto.

Novo Honda Civic EX

Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

+ Motor e performance

O Honda Civic EX permanece com o mesmo motor, um 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne. Ele apresenta boas respostas e possui uma potência de 150cv/6300rpm com gasolina e 155cv/6300rpm com etanol. O torque é de 19,3kgfm/4700 rpm (gasolina) e 19,5kgfm/4800rpm (etanol). Ainda, a transmissão automática é do tipo CVT com paddle-shifts e 7 velocidades.

Novo Honda Civic EX

Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

O consumo é muito bom e é, em média, de 10,5km/l (gasolina) e 7,2km/l (etanol) na cidade e 13km/l (gasolina) e 8,9km/l (etanol) na estrada. A direção elétrica é bem precisa e as suspensões contribuem para que a carroceria não incline nas curvas rápidas. Além disso, há controles eletrônicos de tração/estabilidade.

+ Novidades e tecnologia

Algumas alterações são notadas no Novo Honda Civic EX. A central multimídia agora é a mesma do Fit EXL e do City EXL. Ela possui tela de 7” e Android Auto e Apple CarPlay. Mesmo sendo uma novidade, ela deixou a desejar um pouco. Outra novidade é o quadro de instrumentos, que possui indicador de temperatura do motor e do nível de combustível na cor vermelha (em substituição à cor azul).

Novo Honda Civic EX

Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

Há assistente de partida e piloto automático (cruise control). O veículo também possui tomada de 12V, duas entradas USB, controle de áudio no volante e ar-condicionado digital com a função de ajuste automático de temperatura.

Os faróis (halógenos) possuem acendimento automático (sensor crepuscular) e há faróis de neblina. Para completar, as lanternas traseiras e luz de placa são em LED e há conjunto óptico com DRL (Daytime Running Lights) também em LED.

Novo Honda Civic EX

Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

No nosso ponto de vista, a central multimídia do EX deixa a desejar quando é comparada com a do EXL. A sensação é de que ela foi adaptada ao veículo. Outro ponto que ficou devendo foi em relação aos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (que estão presentes na versão EXL e Touring).

+Segurança

Quando o assunto é segurança, o Novo Honda Civic EX, além de ter 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), ainda possui outros atributos. Alguns deles são: estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering), alarme de segurança com imobilizador ECU, freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution) – freios a disco nas quatro rodas, EBA (Emergency Brake Assist), sistema VSA (Vehicle Stability Assist – Assistente de tração e estabilidade), sistema HSA (Hill Start Assist – Assistente de partidas em aclive), sistema AHA (Agile Handling Assist – Assistente de dirigibilidade ágil), ESS (Emergency Stop Signal – Sistema de luzes de emergência).

Achou pouco? Calma, que ainda há outros itens, como cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento e regulagem de altura, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros, trava infantil nas portas traseiras, sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis e câmera de ré multivisão (três vistas).

+Design externo

Por fora, o Novo Honda Civic EX continua com o ar imponente e charmoso que muita gente conhece de longe. Ele está disponível nas cores Cinza Barium Metálico, Preto Cristal Perolizado, Braco Tafetá, Branco Estelar Perolizado e Prata Platinum Metálico.

Novo Honda Civic EX

Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

A grade dianteira é cromada e as rodas são de liga leve 17″ diamantadas, com pneus 215 / 50R17. Com relação às dimensões, o EX possui 4,637m de comprimento, 1,433m de altura e 1,799m de largura.

Novo Honda Civic EX
Imagem: Eduardo Cavalcanti | Blog da Engenharia

+ Design interno

Por dentro, os bancos são revestidos em couro, assim como o volante e a alavanca do câmbio. O acabamento do painel de instrumentos é softtouch. O console central é elevado e há apoio de braço e porta-copos, também presentes nos bancos traseiros. Além disso, há luz em LED no console central do deck inferior.

Os passageiros do Novo Honda Civic EX aproveitam uma viagem confortável, proporcionada pelos 2,7 metros de distância entre-eixos. Ainda, há um espaço razoável no porta-malas, que suporta até 519 litros. Vale ressaltar que há um botão para abertura do porta-malas na porta do motorista.

+ Enquanto isso, fora do Brasil…

O consumo do Novo Honda Civic não é muito divergente do encontrado em muitos carros vendidos no Brasil. Porém, lá na Europa, acabaram de lançar um Civic que possui um consumo médio de 24,4 km/l. Impressionante, não? Ele possui 9 marchas e um motor a diesel 1.6 i-DTEC de 122cv. E não para por aí: para ter respostas mais rápidas, ele ainda é capaz de pular algumas marchas. Será que ele chega por aqui?

Postagens Relacionadas