Categorias

Petrobras, a maior investidora do Brasil

O novo Plano Estratégico da Petrobras, que se refere ao período de 2023 a 2027, consolida a empresa como a maior investidora do Brasil.

Isso porque o volume de investimentos previstos para os próximos 5 anos deve aumentar em 15% em relação ao cenário anterior à pandemia da Covid-19, segundo divulgado pela companhia.

Comparação dos investimentos da Petrobras antes e após a pandemia da Covid 19

Faz parte do plano de investimento, o desenvolvimento de iniciativas em baixo carbono voltados para a transição energética, dentre essas iniciativas estão:

  • Descarbonização das operações da empresa
  • Programa BioRefino (diesel renovável e bioquerosene de aviação)
  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para novas competências

Ainda no contexto da transição energética, foram definidos 3 três novas rotas de geração de energia, nas quais os estudos serão aprofundados e daí, avaliada a viabilidade de desenvolvimento de projetos, essas rotas são: hidrogênio, eólica offshore e captura de carbono.

O plano estratégico da Petrobras também prevê a exploração de novas fronteiras de óleo e gás com a implantação de 18 FPSOs (Floating Production Storage and Offloading) entre 2023 e 2027.

Além disso, prevê a expansão do parque de refino, maiores investimentos em biorefino, expansão da capacidade de processamento e escoamento de gás. Sem contar os investimentos para expansão da capacidade logística, afim de garantir melhor fluxo dos produtos e de suas operações em geral.

Sendo assim, a previsão é de que o setor de óleo e gás brasileiro seja o maior investidor do Brasil nos próximos 5 anos.

Postagens Relacionadas