Categorias

O que faz um engenheiro civil?

Se você está pretendendo construir ou reformar, certamente deverá contar com o trabalho de um engenheiro civil. Mas o que faz um engenheiro civil? Esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem.

A profissão é considerada um elemento de extrema importância dentro da construção civil. Assim sendo, ela não se dissocia do ato em si. Portanto, compreendê-la é de extrema importância na hora de contratar esse profissional.

E se você deseja saber o que faz um engenheiro civil e como fazer uma boa contratação, então continue lendo este post até o final.

o que faz um engenheiro civil

O que faz um engenheiro civil?

Primeiramente, é preciso entender como se tornar um profissional na área. Dessa forma, um engenheiro civil é um profissional que fez uma graduação em Engenharia Civil pelo período de 5 anos.

No entanto, não basta apenas ter a formação. Para que ele possa atuar dentro de sua área, é preciso que ele tenha um registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Tal conselho será responsável então por supervisionar o seu trabalho, orientar e dar o respaldo necessário.

Depois de devidamente formado e registrado, o engenheiro civil poderá gerenciar e executar obras. Além disso, ele também é o responsável pelo desenvolvimento de projetos.

Em outras palavras, sem ele, não é possível construir ou reformar de uma maneira segura.

Por que é importante ter um engenheiro civil na obra?

Esta é uma das questões que envolvem o que faz o engenheiro civil.

Isso porque, geralmente as pessoas associam a imagem deste profissional apenas à montagem e regularização de um projeto. Contudo, é válido ressaltar que o mesmo deverá acompanhar todas as etapas da construção, analisando todos os processos.

O que faz um engenheiro civil? Ele garante a segurança!

o que faz um engenheiro civil

É importante tomar cuidado com as pessoas dizem, pois muitas delas tentam dispensar o acompanhamento deste profissional na obra.

Mas esse é um erro muito grotesco e que pode gerar graves consequências a curto, médio ou longo prazo.

Você certamente deve ter acompanhado alguma vez a queda de um edifício ou de uma casa, ou até mesmo, o soterramento de algum imóvel.

E também deve ter acompanhado o sofrimento e aflição de pessoas que ali estavam, bem como sua morte.

E saiba que a responsabilidade por tais acontecimentos quase sempre é do engenheiro civil.

Assim, é importante compreender que o que faz um engenheiro civil além de projetar, é garantir que a obra está sendo executada com segurança, que todos os processos estão sendo respeitados, e que todas as instalações elétricas e hidráulicas estão sendo realizadas da maneira correta.

Ou seja, todos os itens que garantem a segurança daquele imóvel devem ser supervisionados por esse profissional.

O engenheiro civil também deve ser um profissional que promove a sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade tem sido muito difundido nos últimos tempos, pois trata-se de um assunto emergente que diz respeito ao futuro da terra.

E é também de responsabilidade do engenheiro civil promover ações sustentáveis dentro da obra. Nesse sentido, ele deve indicar materiais que não agridam ao meio ambiente, realizar cálculos para que não haja desperdício de materiais, bem como, destinar de forma correta o lixo da construção.

Agora que você já entendeu o que faz um engenheiro civil poderá contratar um profissional responsável para a sua obra!

Postagens Relacionadas